O Sul e o Sudeste do Brasil sentirão os efeitos de um ciclone extratropical que se forma na costa gaúcha no início desta semana. Uma frente fria também vai causar mudanças bruscas na temperatura, baixando os termômetros na capital paulista para um dígito após um domingo (27) de quase 30 ºC.

Em São Paulo, a mudança no tempo será sentida no decorrer da tarde de amanhã (28). O vento deverá vir acompanhado de pancadas de chuva, que não deverão ter volumes expressivos, segundo a Defesa Civil.

Ventos devem ultrapassar 60 km/h na cidade de São Paulo. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura, há risco para quedas de árvores. No estado, além da capital e da Região Metropolitana, Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, Campinas, Vale do Paraíba e todo o Litoral Paulista estão sob alerta da Defesa Civil.
A situação é ainda mais grave no Rio Grande do Sul, segundo projeções do MetSul. A região da Lagoa dos Patos deve ter ventanias acima de 100 km/h e a cidade de Porto Alegre de 70 km/h a 90 km/h. Santa Catarina e a região da Serra do Mar no Paraná também vão sentir a força dos ventos e há risco de queda de energia.

Uma ressaca marítima atingirá a costa do Sul e Sudeste.  Embarcações de pequeno porte, pescadores e praticantes de esportes aquáticos devem evitar o mar e redobrar os cuidados, segundo a Defesa Civil.

Prefeitura do Rio de Janeiro  pede que as pessoas evitem banho de mar entre a terça-feira (29) e a quinta-feira (31). O Centro de Operações do Rio afirmou que as ondas podem chegar a três metros de altura. Além de evitar o banho, as pessoas foram orientadas a não pedalar na orla, evitar mirantes e a beira do mar e não tentar resgatar vítimas de afogamento.

Massa de ar polar faz a temperatura cair na capital paulista a partir da terça-feira (28). A mínima na quarta e na quinta-feira vai ser de 8ºC, segundo o Climatempo. As máximas ficam em torno dos 17ºC na quarta-feira e 21ºC na quinta-feira. Na sexta-feira (1º de agosto), as temperaturas voltam a subir, com mínimas em torno dos 14ºC e máximas perto dos 27ºC.

Saiba quais cuidados tomar durante ventanias

Evite se abrigar sob árvores ou estruturas frágeis. Segundo a Defesa Civil, quem fica embaixo de coberturas improvisadas está mais vulnerável a ser vítima de desabamentos.

Reforce telhados, janelas e portas com travas e trancas. Objetos soltos, como vasos, bicicletas e móveis de jardim devem ser retirados de áreas externas de residências, para evitar acidentes e danos.

Mantenha distância de fiações elétricas e, caso encontre fios caídos, não se aproxime. Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado no número 193 ou a Defesa Civil, no número 199.