Um Boeing C-32B da Força Aérea dos Estados Unidos pousou em território brasileiro e permanece no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na manhã desta quarta-feira (20). A aeronave militar americana chegou primeiro a Porto Alegre na terça-feira (19) antes de seguir para São Paulo, com autorização do Ministério da Defesa brasileiro. Apesar da permissão oficial, ainda não foram divulgados o motivo da presença da aeronave no país nem quem estaria a bordo.
Cronologia do voo
O avião militar americano aterrissou no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, às 17h13 de terça-feira (19). Após permanecer por cerca de duas horas e meia na capital gaúcha, a aeronave decolou às 19h52 com destino a Guarulhos, onde está estacionada desde então.
Origem e trajeto
A aeronave veio de San Juan, em Porto Rico, antes de chegar a Porto Alegre. O percurso completo começou na segunda-feira (18), quando o Boeing partiu de uma base aérea em Wrightstown, Nova Jersey, nos Estados Unidos. Em seguida, voou para Tampa, na Flórida, depois para Porto Rico e finalmente para o Brasil.
Autorização confirmada
A operação da aeronave em solo brasileiro possui autorização oficial. A GRU Airport, empresa que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos, informou que o procedimento ocorreu normalmente e com a devida permissão do Ministério da Defesa brasileiro. A Fraport, administradora do Aeroporto de Porto Alegre, também confirmou o pouso e a posterior decolagem do avião com destino a São Paulo.
Características da aeronave
O Boeing C-32B de matrícula 00-9001 é uma versão militar do Boeing 757-200. Este modelo é especialmente configurado para transportar autoridades norte-americanas, como presidente, vice-presidente, líderes militares e membros do gabinete dos EUA. A aeronave tem capacidade para levar até 45 passageiros e possui autonomia de voo de 5,5 mil milhas náuticas sem precisar reabastecer.
Informações pendentes
Até o momento, não existe explicação oficial sobre qual seria a missão específica do avião no Brasil, tanto para o pouso em Porto Alegre quanto para a chegada em São Paulo. Também não foram divulgados detalhes sobre quem estaria a bordo da aeronave, seja tripulação ou passageiros. O portal O TEMPO solicitou esclarecimentos à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e à Força Aérea Brasileira (FAB) sobre a presença do avião militar americano em território nacional. No entanto, até a última atualização desta reportagem, nenhuma das instituições havia respondido aos questionamentos.