Londres, Reino Unido. Uma equipe de amadores britânicos lançou ao espaço um avião feito de palha e coberto com papel que tirou fotografias da Terra. Steve Daniels e John Oates, entusiastas e editores do site de ciência e tecnologia The Register, embarcaram na iniciativa porque "estavam procurando algo divertido para fazer" e se disseram impressionados com a facilidade de realizar o projeto.
Batizado de Vulture 1 ("Urubu 1"), o planador foi colado a um balão de gás hélio, que explodiu a mais de 27 mil metros da superfície e deixou cair o protótipo de aeronave. Na descida, que durou cerca de 90 minutos, câmeras inseridas dentro do aparelho registraram imagens como a da curvatura da Terra.
O chamado projeto Paris (sigla em inglês para Avião de Papel Liberado no Espaço) custou cerca de R$ 21 mil e demorou um ano para ser aprimorado. O planador de pouco mais de 1 m de diâmetro foi lançado a cerca de 150 km de Madri, na Espaha, e pousou a pouco mais de 30 km de distância do ponto de onde saiu.
Mais Lidas
-
Novo tratamento para Alzheimer é disponibilizado no Brasil
-
Por que Wegovy, Ozempic e Mounjaro podem prejudicar os dentes?
-
Mulher que levou 61 socos do namorado conta motivo da briga e diz
-
Feriado do dia 7 de setembro será movido para segunda-feira?
-
Esquema bilionário: Justiça põe tornozeleira em mãe 'laranja'