Foi em Uberaba que o medium Chico Xavier ganhou fama internacional como médium e líder espiríta. Mas antes de se mudar para a cidade do Triângulo Mineiro, ele teve toda uma trajetória de trabalho profissional e espiritual em Pedro Leopoldo, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte onde nasceu, em 1910.
Por 25 anos, Chico Xavier trabalhou como escriturário para o Ministério da Agricultura em uma casa localizada na Fazenda Modelo, criada na década de 1920 pelo governo federal para contribuir para o avanço da pecuária regional. A UFMG vai realizar uma revitalização dessa casa, para depois deixá-la à disposição para visitações.
Além da universidade, também devem participar desse trabalho a Prefeitura de Pedro Leopoldo, a Federação Espirita Brasileira e a União Espírita Mineira. Hoje fechada ao público, a casa em que o médium atuou como servidor de 1933 a 1958 faz parte do roteiro “Caminhos de Luz”, que destaca espaços de Pedro Leopoldo que foram importantes para o medium. Foi na casa da Fazenda Modelo que Chico Xavier psicografou o livro “Paulo e Estevão”, uma de suas mais célebres obras.
Desde 2019, a UFMG está autorizada pelo governo federal a usar 419 hectares da Fazenda Modelo. A intenção da universidade é usar o espaços para projetos de ensino, pesquisa e extensão, com acesso livre para a comunidade.