homofobia

Casal gay denuncia ateliê que se recusou a fazer convite de casamento em SP

Em nota e vídeo divulgados e apagados logo em seguida, a empresa afirmou que segue os princípios cristãos e também citou o termo heterofobia

Por O Tempo
Publicado em 24 de abril de 2024 | 14:42
 
 
 
normal

A história de um casal que denunciou ter sido vítima de homofobia após uma empresa de São Paulo se negar a fazer "convites homossexuais", segue repercutindo na internet nesta quarta-feira (24/4). Henrique Nascimento, 29, e Wagner Soares, 38, relataram que foram surpreendidos após solicitarem um orçamento de convites e receberem a resposta de que o ateliê não prestava serviço para casais gays. 

Pelo WhastApp, a empresa chamada Jurgenfeld, que fica em Pederneiras (SP), iniciou o atendimento normalmente, mas quando soube que se tratava de um casal homossexual, respondeu: “Peço desculpas por isso, mas nós não fazemos convites homossexuais. Seria bacana você procurar uma papelaria que atenda sua necessidade. Obrigada viu.", escreveu a atendente. 

Assim que receberam a recusa, o casal contou a história nas redes sociais. Diante da repercussão, a empresa chegou a postar uma nota de repúdio e um vídeo em que dizia que a atitude tomada foi para seguir os princípios cristãos e também citou o termo "heterofobia". Logo depois, o ateliê apagou as publicações. 

No Instagram, Henrique contou que, junto ao noivo, foi registrar o boletim de ocorrência em uma delegacia. “O sentimento que tive é que eu tinha cometido um crime e que estava errado. Fomos recebidos de uma forma um pouco seca e não tivemos a abertura de relatar tudo o que aconteceu. Uma sensação horrível, nunca mais quero sentir o que senti hoje.”

O artigo 39, incisivo II, do Código de Defesa do Consumidor (CDC) indica que toda empresa deve vender um produto ou prestar um serviço desde que tenha estoque e que o cliente possa pagar por isso. 

Veja a nota divulgada e apagada pela empresa: 

A reportagem procurou o ateliê por meio de seu perfil nas redes sociais, mas não obteve retorno.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!