Para enfrentar o pico da epidemia de coronavírus no Brasil seria necessário disponibilidade de 50 mil testes diários. Atualmente, o país tem capacidade para realizar 6,7 mil exames por dia. Para atingir a meta, projetada pelo secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, a capacidade precisaria ser aumentada em pouco mais de 7 vezes.

Na tarde dessa terça-feira (24), o Ministério da Saúde detalhou estratégias e parcerias para alcançar esse número. Uma das medidas anunciadas é a compra de 22,9 milhões de testes da covid-19. Além disso, a pasta busca parcerias para processamento das amostras.

“É importante esclarecer que estamos buscando toda a disponibilidade de testes do mercado internacional. Neste momento, a Índia acabou de fazer um bloqueio por 21 dias em todo o território nacional. A China está com dificuldade de fornecimento de insumos. Fornecedores de máquinas não conseguem suprir o mercado”, avaliou Wanderson de Oliveira.

Segundo estimativas do governo, de cada 100 pessoas com coronavírus, apenas 14% têm sido confirmadas até o momento. O Brasil registra um total de 46 óbitos no território nacional e 2 201 registros positivos da covid-19. (Com agências)