O ritmo dos bois de Parintins (Garantido e Caprichoso) tem endereço certo durante o Carnaval de Manaus. A partir de segunda-feira (23), o sambódromo da cidade abre espaço para uma das festas mais conhecidas e populares do Amazonas: o Carnaboi. 

Em Manaus, o Carnaval é o período da festa fora de época dos bois-bumbás - comemorada tradicionalmente no mês de junho. O Carnaboi é um dos eventos mais populares do estado e acontece há dez anos, sempre na segunda e terça-feira de carnaval.

Segundo o coordenador técnico do Carnaboi, Marcos Apolo, o sucesso e a popularidade dos bois garantem a realização do evento. "Além das conhecidas músicas de Garantido e Caprichoso, a festa também contará com a participação dos bois de Manaus: Garanhão, Brilhante e Corre-Campo", informou.

Para a realização da festa, dois trios elétricos - um do Garantido e outro do Caprichoso - já estão preparados para receber algumas das tradicionais figuras da cultura amazônica: o levantador de toadas (o cantor das músicas de boi), os bois, os pajés e as moças mais bonitas de cada tribo (cunhã-poranga).

Os trios circulam dentro da arena do sambódromo de Manaus e, este ano, 21 artistas comandarão as apresentações. A festa é promovida pelo Governo do Estado, com patrocínio de empresas privadas. Em 2009, o custo do evento está estimado em R$ 600 mil.

A festa tem entrada franca, mas o folião que quiser ficar dentro dos cordões dos artistas  tem que comprar a camisa oficial, chamada de tururi. A palavra tem origem na língua indígena Tupi e significa as vestes que várias tribos amazônicas costumam usar durante seus rituais. Cada um dos artistas tem um tururi próprio.

O Carnaboi começa neste domingo, a partir das 19h, e deve durar, segundo a coordenação do evento, pelo menos oito horas. A expectativa de público por noite é de 80 mil pessoas.

Na segunda-feira (23), o Boi Caprichoso dará o tom azul e branco à festa. Já na terça-feira (24), será a vez das cores vermelho e branco, com o Boi Garantido.