Fãs de alguns canais bastante populares do YouTube estão usando as redes sociais para relatar que não estão conseguindo acessar os vídeos nesta quarta-feira (20). Quem tentou entrar nos canais de Taspio e João Caetano encontrou a seguinte mensagem: “Página indisponível. Lamentamos o transtorno. Tente pesquisar algo diferente”. Ambos são muito populares entre crianças e adolescentes.
O canal da influenciadora Bel Peres, hoje com 18 anos, também não pode mais ser encontrado. Quem o procura encontra o seguinte recado: "Este canal foi removido porque violou nossas diretrizes da comunidade". Os canais da mãe de Bel, como "Fran & Família", permanecem na plataforma.
A retirada dos canais pelo Youtube acontece duas semanas após a publicação do vídeo “Adultização”, pelo influencer Felca - que já alcançou a incrível marca de 47 milhões de visualizações.
No documentário, Felca cita vários casos de youtubers e influencers que exploram a sexualização de menores de idade, como Hytalo Santos, que já vinha sendo investigado pelo Ministério Público da Paraíba e foi preso, com o marido, em Carapicuíba (SP).
Taspio, um homem de 26 anos que possuía 7 milhões de seguidores no YouTube, fazia uma espécie de “novela da vida real” de adolescentes, com assuntos que podem ser considerados inadequados para a idade dos personagens, como namoro, beijos e traição. O vídeo intitulado “Deixei câmeras escondidas e flagrei a ex-namorada tentando beijar o cria” teve mais de um milhão de views.
Já João Caetano, que tinha 14 milhões de seguidores na plataforma audiovisual, possui uma produtora especializada em criar conteúdo que explora a imagem de adolescentes, de acordo com reportagem do jornal The Intercept Brasil. Ele também tem 26 anos.
O YouTube ainda não se manifestou oficialmente sobre o banimento dos canais.