Sem orçamento

IBGE prepara realização do Censo em 2022 para cumprir decisão do STF

Instituto diz que “há necessidade urgente de recomposição do orçamento para conclusão de etapas preparatórias do levantamento ao longo de 2021

Por FOLHAPRESS
Publicado em 18 de maio de 2021 | 15:25
 
 
 
normal

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) prepara um plano para cumprir a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que estabeleceu a realização do Censo Demográfico em 2022. A direção do instituto confirmou a informação nesta terça-feira (18).

No mesmo comunicado, o IBGE destaca que “há necessidade urgente de recomposição do orçamento” para conclusão de etapas preparatórias do levantamento ao longo de 2021.

Produzido a cada 10 anos, o Censo mergulhou em impasse no país. A nova edição da pesquisa estava prevista para 2020, mas foi adiada para 2021 em razão da pandemia. O que acabou inviabilizando o trabalho neste ano foi o corte de recursos destinados ao levantamento.

O Orçamento de 2021, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, passou a prever R$ 53 milhões para o Censo. Antes, a quantia estimada era de R$ 2 bilhões, mas foi reduzida ao longo da tramitação do projeto no Congresso.

“Após votação do STF (Supremo Tribunal Federal), na sexta-feira (14 de maio), a Direção do IBGE prepara um plano para cumprimento da decisão judicial que estabeleceu a realização do Censo Demográfico em 2022”, afirmou o IBGE.

“O projeto descreverá as demandas de recursos a serem repassados ao Instituto ainda este ano, para que o Censo ocorra no ano que vem - por enquanto, sem data definida. A prioridade, agora, é fechar a proposta, já que há necessidade urgente de recomposição do orçamento para conclusão de etapas preparatórias essenciais ao longo de 2021”, acrescentou o órgão.

O impasse sobre o Censo causou preocupação entre especialistas. O temor é de que, sem o levantamento, o país amargue uma espécie de apagão estatístico, porque a pesquisa detalha condições de vida dos brasileiros. Na prática, as informações apuradas servem como base para políticas públicas e decisões de investimento de empresas.

Nesta terça-feira (18), IBGE informou ainda que, após elaborar o plano, serão retomadas reuniões para definir “as melhores condições e o período adequado para realização do Censo em 2022”.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!