Biologia

Mosquito da dengue é o único que tem listras brancas? Especialista responde

Visual do Aedes aegypti pode mudar ao longo do tempo, explica pesquisador

Por Gabriel Rodrigues
Publicado em 02 de abril de 2024 | 14:47
 
 
 
normal

As características básicas do Aedes aegypti são velhas conhecidas. O mosquito, que bota seus ovos principalmente no calor e próximo a focos de água limpa e parada, é famoso pelas listras brancas espalhadas por seu corpo. Mas ele é a única espécie de mosquito com esse visual? Como identificar se você se deparou com um deles?

O pesquisador do braço mineiro da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Minas) Fabiano Duarte Carvalho responde: “ele tem essa característica de ser preto com branco, uma coloração de escamas. Existem outras espécies, até mesmo do gênero Aedes, que tem essa característica, como o Aedes albopictus, que também pode ser relacionado à transmissão da doença, mas é um vetor secundário. Dos mosquitos mais encontrados dentro de casa, o Aedes aegypti é o principal com essa característica. Ele é diferente do pernilongo comum, o Culex quinquefasciatus, que tem uma coloração mais marronzinha. Então, se a pessoa encontrar um mosquito preto com essas listras brancas dentro de casa, tem grande chance de ser um Aedes aegypti mesmo”.

O pesquisador completa que mesmo um mosquito sem listras aparentes pode ser perigoso. “O que marca o branco são escamas, que podem cair na medida em que o mosquito fica mais velho ou desvia de predação. Às vezes, você verá um mosquito com uma coloração quase predominantemente preta, um preto fosco, e com poucas marcações brancas”, diz.

Minas Gerais tem 854,5 mil casos prováveis de dengue, dos quais 331,5 mil estão confirmados, segundo o painel da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). O Estado registrou 159 óbitos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!