"Humilhado". É assim que o jovem Jhonny Ítalo da Silva, de 18 anos, descreveu seu sentimento ao aparecer em um vídeo sendo arrastado enquanto estava algemado a uma moto de um policial. Em carta ao Fantástico, programa da TV Globo, ele admitiu ter cometido o erro e que teve medo de morrer. Porém, segundo ele, a situação passou do limite.

"Me senti humilhado, tive medo de morrer. Cometi um erro, mas não merecia ser humilhado", disse na carta.

 

Jhonny foi preso em São Paulo na última terça-feira (30 de novembro), após ser pego transportando maconha.  No vídeo, ele aparece com o pulso algemado à moto e é forçado a correr enquanto o oficial militar arracna com o veículo. 

No dia seguinte, a prisão em flagrante foi convertida em preventiva pela Justiça de São Paulo. "A ocorrência de violência policial no momento da prisão em flagrante deverá ser apurada na esfera adequada através de procedimento próprio", registrou a juíza Julia Martinez Alonso de Almeida Alvim. 

A Polícia Militar de São Paulo determinou a instauração de um inquérito policial militar para apurar o caso e afastou o policial envolvido na ação.