"Assim, não há impacto no comércio internacional de produtos avícolas. Também não há risco no consumo de carne e ovos, pois a doença não é transmitida por meio do consumo", afirma a Adapar.
O caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade foi registrado em uma ave silvestre no município de Antonina, litoral do Paraná, na sexta-feira (23). Segundo a agência, as ações de vigilância em aves domésticas e silvestres foram intensificadas após o diagnóstico.
Entenda o que é a gripe aviária
A Influenza Aviária (IA) é uma doença viral altamente contagiosa que afeta aves domésticas e silvestres, muitas vezes resultando em graves consequências para a saúde animal, para a economia e para o meio ambiente.
A Influenza Aviária de alta patogenicidade é caracterizada principalmente pela alta mortalidade de aves que pode ser acompanhada por sinais clínicos nervosos, digestórios e/ou respiratórios, tais como andar cambaleante; torcicolo; dificuldade respiratória e diarreia.
Até a presente data, a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade foi identificada em aves silvestres nos seguintes Estados: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia e Paraná. (Estadão Conteúdo com O Tempo)