ciência

Pesquisa da UFMG vai receber recursos da Fundação de Bill Gates

Faculdade de Medicina tem estudo sobre aplicação da inteligência artificial na democratização de informações sobre saúde

Por O TEMPO
Publicado em 09 de fevereiro de 2024 | 17:46
 
 
 
normal

Uma pesquisa desenvolvida pelo Faculdade de Medicina da UFMG foi uma das vencedoras do Grand Challenges, uma iniciativa que promove a inovação para resolução de problemas urgentes de saúde e desenvolvimento global, financiada pela Bill & Melinda Gates Foundation.

Realizada por Henrique Lima, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Cirurgia e Oftalmologia, e pela professora Vivian Resende, do Departamento de Cirurgia, a pesquisa tem como objetivo a democratização do acesso da população à medicina especializada por meio da Inteligência Artificial - lembrando que cada vez mais pessoas acessam o ChatGPT e outras plataformas em busca de informações e diagnósticos sobre doenças. 

A ideia final da pesquisa é treinar uma inteligência artificial de forma que ela seja adaptada aos contextos de saúde de todo o mundo, até mesmo de países mais pobres e com condições mais vulneráveis. Os pesquisadores querem criar uma ferramenta confiável para a avaliação da qualidade das respostas de grandes modelos de linguagem a perguntas comuns sobre condições de saúde materna.

Segundo a UFMG, os autores acreditam que a plataforma também poderá auxiliar o trabalho de equipes de saúde, caso seja alcançada uma melhora significativa na qualidade das respostas inseridas no sistema. 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!