Leonardo Dias Mendonça, considerado pela Polícia Federal como um dos maiores traficantes do país, foi baleado no Presídio Odenir Guimarães, em Aparecida de Goiânia (GO), na manhã de domingo (22). Um detento que dividia a cela com ele levou um tiro de raspão.

Pela versão oficial, um preso que fazia a limpeza da unidade teria pegado uma arma no alojamento dos agentes penitenciários e conseguido render dois dos funcionários de plantão.

Ele deu quatro tiros em Leonardo alegando uma antiga rixa com o traficante. A vítima foi levada para um hospital da região, onde passou por cirurgia.

Leonardo Dias Mendonça estava preso desde 2002, quando foi detido na Operação Diamante, realizada pela Polícia Federal (PF) em nove estados.

As investigações da PF apontaram que ele movimentava cerca de duas toneladas de cocaína por mês e gerenciava uma organização que levava droga da Colômbia para o Suriname e Guiana.

O traficante também era alvo de investigações do FBI (Federal Bureau of Investigation, a polícia federal norte-americana) e constava na lista dos criminoso mais procurados da Interpol.