Após acalmar o piloto em queda...

Coach Pablo Marçal deve disputar Prefeitura de São Paulo pelo PRTB

Antes de Pablo Marçal, a legenda havia confirmado o nome de Padre Kelmon para o pleito municipal

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 11 de abril de 2024 | 08:57
 
 
 
normal

O coach e influenciador digital Pablo Marçal deve disputar a Prefeitura de São Paulo nas eleições deste ano. Conhecido por falas polêmicas que são amplamente divulgadas nas redes sociais, ele se filiou ao PRTB pouco antes do fechamento da janela partidária. O palestrante já havia indicado anteriormente a pretensão de ser presidente da República

A informação foi adiantada pela Folha de S.Paulo e confirmada por fontes do partido à reportagem de O TEMPO Brasília. Antes de Pablo Marçal,  a legenda havia confirmado o nome de Padre Kelmon, que ficou conhecido nas últimas eleições presidenciais por sua participação em debates de TV. 

O anúncio da pré-candidatura deve ocorrer na próxima semana. Ao jornal paulista, o presidente do PRTB, Leonardo Avalanche, disse que a pré-campanha defenderá “o empreendedorismo, o resgate de valores da política séria e a inclusão social". Sobre a troca de Kelmon por Marçal, o dirigente partidário disse que o acordo havia sido costurado pela direção anterior da sigla. 

O PRTB foi fundado e presidido por Levy Fidelix Desde que ele morreu, em 2021, a agremiação vive uma disputa interna pelo comando da agremiação. Isso culminou, inclusive, em uma intervenção judicial autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em dezembro do ano passado.

Em 2022, o coach chegou a se lançar como pré-candidato à Presidência da República pelo Pros. Contudo, a legenda decidiu apoiar a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com essa movimentação, Marçal apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e se lançou a deputado federal. 

Ele conseguiu 243 mil votos, mas a candidatura foi indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em outubro daquele ano. Pouco tempo depois, em julho de 2023, ele foi alvo de uma operação da Polícia Federal suspeita de crimes de falsidade ideológica eleitoral, apropriação indébita eleitoral e lavagem de dinheiro ocorridas durante as eleições de 2022.

Ele também enfrentou outras investigações. Em junho de 2023, um homem que participava de um dos “desafios” organizados pelo coach morreu após sofrer uma parada cardíaca durante uma maratona. Já em janeiro de 2022, ele fez um desafio e levou 60 pessoas para subir o Pico dos Marins, em Piquete, no interior de São Paulo. As condições climáticas eram péssimas, o grupo se perdeu e a Polícia Civil teve que resgatar o grupo. 

Memes 

Cortes de palestras de Pablo Marçal sempre viralizam nas redes sociais. Umas das emblemáticas é a que o empresário diz que “acalmou” piloto do jatinho durante uma queda. Ele conta que estava no banco do copiloto quando percebeu uma pane, mostrando que o motor da aeronave havia falhado. 

“Eu vi, olhei no sensor, toquei nele (piloto) devagarzinho assim, tirei o rádio da traseira para que ninguém atrás (ouvisse), que era só minha família inteira, meus quatro filhos e a minha esposa. Aí eu peguei, apertei e falei: ‘Você sabe que o motor está parando, né?’ Com essa calma aqui. Aí ele: ‘ó’. E eu: ‘Nós estamos quase na reta final do aeroporto, e nós vamos descer, cara, calma. Faz o seu melhor’”.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!