Disputa

Eleições 2024: Conheça os pré-candidatos à prefeitura nas capitais do Nordeste

Disputa têm candidatos em situações distintas tentando a reeleição, com adversários à esquerda e à direita

Por Gabriela Oliva
Publicado em 14 de abril de 2024 | 07:30
 
 
 
normal

A pouco mais de 5 meses do primeiro turno das eleições de 2024, o cenário eleitoral começa a se desenhar nas principais cidades brasileiras. Nas nove capitais da região Nordeste, as pré-candidaturas desenham suas respectivas estratégias.

Confira quem são os pré-candidatos a prefeitura de Salvador:

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), mesmo sendo membro de um partido aliado ao governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), busca apoio do PL de Jair Bolsonaro para fortalecer sua pré-candidatura à reeleição, com a adesão do PL à sua base confirmada após a chegada de João Roma, ex-ministro do governo Bolsonaro e atual presidente da legenda na Bahia.

Bruno Reis começou na política como assessor na Câmara Municipal de Salvador nos anos 1990, tornando-se vice-presidente do PFL Jovem na Bahia e deputado federal pela Bahia em 2010. Filiado ao União, foi vice-prefeito de Salvador na gestão de ACM Neto e conquistou a prefeitura em 2020.

Enquanto isso, o PT planeja apoiar o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), que teve uma trajetória política como vereador, presidente da Câmara Municipal e agora é vice-governador na chapa de Jerônimo Rodrigues (PT).

Na disputa também está Kleber Rosa (PSOL), cientista social e diretor da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), que foi candidato ao governo da Bahia em 2022.

Confira quem são os pré-candidatos em São Luís:

Eduardo Braide (PSD) nasceu em São Luís e iniciou sua carreira como advogado. Na esfera pública, destacou-se como presidente da companhia de saneamento em 2005 e posteriormente como secretário municipal de Orçamento Participativo durante o governo de João Castelo, do PSDB, em 2009.

Sua incursão na política ocorreu em 2010, quando foi eleito deputado estadual. Em 2018, conquistou uma vaga na Câmara dos Deputados e, em 2020, tornou-se prefeito de São Luís. Atualmente, está envolvido na articulação de alianças visando à sua reeleição como prefeito da capital maranhense.

Já Duarte Junior (PSB) é aliado do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino e, durante sua gestão, ocupou a presidência do Procon. Eleito deputado estadual em 2018, em 2020 enfrentou a disputa pela Prefeitura de São Luís, alcançando o segundo turno, porém sendo derrotado pelo atual prefeito, Eduardo Braide. Nas eleições de 2022, foi eleito deputado federal.

Neto Evangelista (União) é natural de São Luís (MA) e filho do ex-deputado estadual João Evangelista. Ingressou na política em 2010, quando se tornou deputado estadual, cargo que ocupa atualmente em seu quarto mandato.

Ao longo de sua trajetória, Neto Evangelista foi secretário do Desenvolvimento Social no governo de Flávio Dino, em 2015. Em 2020, também foi candidato à Prefeitura de São Luís, terminando em terceiro lugar no pleito. Ele mantém uma aliança política com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Confira quem são os pré-candidatos em Natal:

Carlos Eduardo Alves (PSD) é carioca, mas cresceu em Natal (RN). Formado em Direito, entrou na política em 1986 como deputado estadual por quatro mandatos. Também ocupou cargos na administração pública e foi vice-prefeito de Natal em duas ocasiões, em 2002 e 2012. Atualmente, é presidente do diretório municipal do PSD em Natal e pré-candidato à prefeitura nas eleições de 2024.

Elieser Girão, conhecido como General Girão (PL), é natural de Fortaleza (CE). Militar de carreira, foi secretário de Segurança em dois estados e atualmente é deputado federal. Está sob investigação no STF por sua participação em atos antidemocráticos. 

Natália Bonavides (PT)  nasceu em Natal (RN), é advogada e deputada federal pelo PT desde 2018. Fundou um projeto de assessoria jurídica a movimentos sociais e se coloca como pré-candidata à prefeitura de Natal em 2024, com apoio de Lula.

O ex-deputado federal Rafael Motta (Avante) vai concorrer à prefeitura de Natal. Iniciou sua carreira política como vereador e foi secretário na gestão municipal.

Paulo Freire (União) tem mais de 30 anos de carreira política em Natal, incluindo mandatos como vereador, vice-prefeito e deputado federal. 

Confira quem são os pré-candidatos a prefeitura de Maceió:

A corrida eleitoral para as eleições municipais de 2024 em Maceió promete ser intensa, com a disputa entre dois líderes políticos influentes do estado: Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados, e Renan Calheiros (MDB), senador.

O atual prefeito, João Henrique Caldas (PL), conhecido como JHC, deve disputar a reeleição. Em 2022, ele deixou o PSB e se aproximou do bolsonarismo ao se filiar ao PL, contando com o apoio de Lira.

O próximo prefeito enfrentará desafios, como a crise ambiental decorrente do afundamento do solo em bairros de Maceió, causado pela atividade de extração de sal-gema operada pela Braskem na região do Mutange. Um dos pontos de extração entrou em colapso em dezembro passado.

Do lado de Calheiros, o pré-candidato pela prefeitura de Maceió é Rafael Brito (MDB). Ele recebe apoio do governador Paulo Dantas, do vice Ronaldo Lessa e do ministro dos Transportes, Renan Filho.

Na disputa contra JHC, Ricardo Barbosa é o candidato do PT que buscará a prefeitura de Maceió nas eleições municipais de 2024. Além de sua candidatura, ele é o atual presidente do Diretório Estadual do partido em Alagoas e possui experiência prévia como vereador em Maceió. Barbosa também ocupou a presidência do Diretório Municipal da sigla, consolidando sua trajetória política na região.

Confira quem são os pré-candidatos a prefeitura de Fortaleza:

José Sarto, atual prefeito, é o candidato à reeleição pelo PDT, contando com o apoio do ex-ministro e ex-candidato às eleições presidenciais, Ciro Gomes.

Capitão Wagner (União), ex-deputado federal e uma das principais figuras da oposição, também está na disputa municipal. Ele é presidente do União Brasil no Ceará e atualmente ocupa o cargo de secretário de Saúde em Mandacaru (CE).

André Fernandes (PL), deputado federal e um dos expoentes da direita bolsonarista, é outro nome de destaque na corrida eleitoral.

No campo do PT, há uma disputa interna e vários nomes em destaque para a indicação, incluindo a ex-prefeita e deputada federal Luizianne Lins, os deputados estaduais Larissa Gaspar e Guilherme Sampaio, e o ex-pedetista Evandro Leitão, que agora está no PT. 

Além disso, o senador Eduardo Girão (Novo) também está na disputa. Eleito senador em 2018, Girão é natural de Fortaleza (CE) e já presidiu o Fortaleza Esporte Clube.

Confira quem são os pré-candidatos a prefeitura de João Pessoa:

O PSOL de João Pessoa escolheu Celso Batista como seu pré-candidato à prefeitura da cidade. Celso, técnico judiciário e servidor do Tribunal de Justiça da Paraíba, foi primeiro suplente ao Senado nas eleições de 2022. Anteriormente, ele concorreu a deputado estadual em 2014 e a vereador em 2016, em Campina Grande. Além disso, participou da coordenação de diversas campanhas do PSOL no estado.

Cícero Lucena (PP) está determinado a conquistar a reeleição este ano, contando com o apoio de diversos partidos que o respaldam em 2020. Entre esses, estão o Republicanos, Avante, PMB, PRTB, PMN, PTB, PDT, PTC (atualmente Agir), além do Cidadania, partido do atual vice-prefeito Léo Bezerra e do governador da Paraíba, João Azevêdo na última eleição, agora no PSB.

Ruy Carneiro (Podemos) concorreu à prefeitura de João Pessoa duas vezes, em 2004, perdendo para Ricardo Coutinho no primeiro turno, e em 2020, não chegando ao segundo turno contra Cícero Lucena (PP). Para as eleições de 2024, Ruy Carneiro conta com o apoio de seu ex-partido, o PSDB, liderado atualmente pelo ex-deputado Pedro Cunha Lima.

Outro nome na lista de pré-candidatos à prefeitura de João Pessoa é o do ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (PL). Sua indicação foi articulada pelo presidente estadual do partido, Wellington Roberto, e formalizada pelo presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto. Apesar de nunca ter concorrido, o médico paraibano tem apostado em experiências bem-sucedidas do grupo, como a eleição de Tarcísio de Freitas para o governo de São Paulo, como uma esperança de sucesso nas urnas."

Confira quem são os pré-candidatos a prefeitura de Recife:

No cenário político de Pernambuco à esquerda, Túlio Gadêlha da Rede destaca-se como deputado federal em seu segundo mandato. Ele já teve filiação ao PDT, mas se desligou em 2021. Sua pré-candidatura em 2020 foi retirada pelo PDT em favor de uma aliança com o PSB, lançando Isabella de Roldão como vice de João Campos. Atualmente, Gadêlha deve competir pelo título de candidato da federação PSOL-Rede com Dani Portela.

Dani Portela é deputada estadual pelo PSOL desde 2016 e líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ela concorreu ao executivo estadual em 2018, ficando em terceiro lugar. Em 2020, foi a vereadora mais votada da capital, com 14.114 votos. Em 2022, foi eleita deputada estadual com 38.215 votos, sendo a única representante de seu partido na Alepe. 

Daniel Coelho (PSD) está se preparando para sua terceira candidatura à prefeitura de Pernambuco. Ele tentou o cargo em 2012 e 2016 pelo PSDB. Nas últimas eleições de 2022, tentou a reeleição como deputado federal, mas não teve sucesso. Atualmente, aos 45 anos, é secretário de Turismo de Pernambuco. Sua possível candidatura conta com o apoio da governadora Raquel Lyra (PSDB).

João Campos (PSB) e atual prefeito do Recife, deve concorrer à reeleição. Ele iniciou sua trajetória política como chefe de gabinete do ex-governador Paulo Câmara. Em 2018, foi eleito deputado federal com uma votação histórica de mais de 400 mil votos. Dois anos depois, venceu um segundo turno acirrado contra sua prima Marília Arraes, tornando-se o prefeito mais jovem de uma capital brasileira aos 27 anos.

Por outro lado, apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Gilson Machado, ex-ministro do Turismo, é apresentado como pré-candidato à prefeitura pelo PL. Com 55 anos, é empresário e sanfoneiro, líder da banda Forró da Brucelose. Em 2022, deixou o ministério para concorrer ao Senado, ficando em segundo lugar na disputa, com 29,55% dos votos válidos, após passar para o oitavo partido político.

Tecio Teles (Novo), advogado, teve sua pré-candidatura discutida a partir de julho de 2023 e oficializada em janeiro deste ano. Anteriormente, em 2008, concorreu a vereador pelo antigo DEM e, em 2020, pelo Novo, sem sucesso eleitoral em ambas as ocasiões.

Confira quem são os pré-candidatos a prefeitura de Teresina:

O atual prefeito Dr. Pessoa, do partido Republicanos, está se preparando para concorrer à reeleição. Formado em Medicina, especializou-se em cirurgia geral e também lecionou na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Sua trajetória política teve início nos anos 2000, quando foi eleito vereador por quatro mandatos consecutivos. Em 2014, deu um passo adiante ao ser eleito deputado estadual e, em 2020, conquistou a prefeitura da cidade.

Um nome que tem conquistado uma base sólida de apoio é o pré-candidato do PT, Fábio Novo. Ele enfatizou seu compromisso em dialogar com a ex-deputada Teresa Britto (PV), que também está na corrida eleitoral como parte da federação composta pelo PT, PCdoB e Partido Verde.

Além disso, Fábio Novo conta com o respaldo do governador do estado, Rafael Fonteles (PT), do ex-governador e atual ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Wellington Dias, e do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Sílvio Mendes, representando o União Brasil, também possui formação em Medicina. Ele acumula experiência na administração municipal e foi secretário de Saúde em diferentes gestões, incluindo as dos prefeitos Wall Ferraz, Francisco Gerardo e Firmino Filho. Em 2004, foi eleito prefeito de Teresina, posição para a qual foi reeleito em 2008.

Confira quem são os pré-candidatos a prefeitura de Aracaju:

Em Aracaju (SE), a singularidade se destaca com uma maioria de mulheres na lista de possíveis candidatas à Prefeitura nas eleições municipais de 2024.

A jornalista Candisse Carvalho, do PT, tem se destacado como pré-candidata. Com uma carreira no jornalismo, a esposa do senador Rogério Carvalho colocou seu nome à disposição do partido, caso decida lançar um candidato próprio para a Prefeitura de Aracaju.

Emília Corrêa surge como o principal nome da direita e deve ser a pré-candidata pelo PL. A vereadora, advogada e defensora pública aposentada, é também comunicadora de TV. Ela está em seu segundo mandato parlamentar e preside a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Aracaju.

Niully Campos (PSOL), advogada e professora natural de Capela (AL), disputou as eleições de 2022 para o governo de Sergipe sem sucesso. Ela deve ser a primeira mulher negra a se candidatar à prefeitura de Aracaju.

Fabiano Oliveira (PP), jornalista e radialista, ex-deputado estadual e com experiência em cargos relacionados ao turismo no governo de Sergipe, atualmente é vereador. Ele ocupa espaço na Comissão de Educação, Cultura e Esportes e preside a Frente Parlamentar de Turismo. Conta com o apoio da maioria dos vereadores da Câmara Municipal e do senador Laércio Oliveira, de seu partido, que articula a campanha.

Pelo PDT, Luiz Roberto é o sucessor político escolhido pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Ele é secretário de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura do governo estadual de Fábio Mitidieri, que apoia seu nome para manter a base governista unida.

Luiz Roberto foi líder da Emsurb, empresa responsável pela coleta de lixo, manutenção de parques e vias de Aracaju. Também teve experiências profissionais no Ministério da Fazenda e na Petrobras, onde se aposentou.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!