Você já ouviu falar no dix? Se o seu filho vive no celular e fala sobre "subir uma foto no dix", talvez seja melhor redobrar a atenção. O perfil secreto no Instagram é uma tendência entre os adolescentes e funciona como uma página paralela, onde os jovens compartilham conteúdos privados e exclusivos com um grupo seleto de amigos, escolhidos a dedo. A ideia é ter um espaço íntimo, mas será que é tão seguro assim?
A verdadeira preocupação está, justamente, na falsa sensação de segurança. Muitos pais acreditam que, só porque o perfil do filho é fechado, ele está protegido. No entanto, o dix se tornou um local onde podem ser compartilhados desabafos, fotos mais ousadas, nudes e até comportamentos de risco, como o uso de drogas. Esses perfis, apesar de serem privados, podem deixar os jovens vulneráveis a vazamentos de imagens pela falta de filtro, por vezes, dos próprios donos das contas na permissão do acesso de novos seguidores (nem tão próximos assim).
O Instagram, por sua vez, pretende oficializar a prática com o Flipside, uma ferramenta que facilita a criação de perfis secundários (ainda em teste), tornando os dix ainda mais comuns. Com isso, os pais podem se perguntar: como identificar um perfil dix e como lidar com isso sem parecer invasivo?
Para discutir este e outros temas relacionados à educação digital, a bancada feminina recebe, nesta terça-feira (18), Carol Miranda, educadora parental e especialista em parentalidade positiva. Ela vai dar dicas sobre como os pais podem orientar os filhos nesse novo cenário digital, equilibrando privacidade e segurança. Participe!
O Interessa vai ao ar ao vivo pelo canal de O Tempo no YouTube, de segunda a sexta, às 14h, e também no Spotify! Nestes dois caminhos você também encontra todos os nossos episódios!
Se faz parte da sua vida... INTERESS@!