Robert De Niro foi pai aos 79 anos. Al Pacino, aos 83. Samuel Rosa, aos 58. Enquanto as mulheres enfrentam o relógio biológico, os homens parecem poder ser pais até o fim da vida. Mas até que ponto essa “paternidade tardia” faz sentido? Além dos desafios biológicos, já que espermatozoides envelhecem e aumentam os riscos de prematuridade e autismo, há a questão emocional: que tipo de paternidade um homem na terceira idade pode oferecer?
Energia para brincar, acompanhar o crescimento e viver momentos marcantes na vida do filho são pontos que entram no debate. Para quem posterga a decisão de ter filhos por causa da carreira ou outros projetos, o que pesa mais: o desejo de ser pai ou a capacidade de exercer essa paternidade com presença e disposição? E o que dizer da criança, que pode perder o pai ainda na infância?
O Interessa Podcast vai ao ar ao vivo pelo canal de O Tempo no YouTube, de segunda a sexta, às 14h, e também no Spotify! Nestes dois caminhos você também encontra todos os nossos episódios!
Se faz parte da sua vida... INTERESS@!