Você viu? Recentemente, um vídeo que viralizou nas redes sociais provocou indignação e acendeu um debate bem sensível: o que é sinceridade e o que é crueldade, especialmente quando o alvo são crianças?
Nas imagens, um pai diz à filha, dentro de uma loja, que o Coelho da Páscoa não existe e que, por causa do preço dos ovos, ela não vai ganhar nenhum este ano. A criança chora, visivelmente abalada, enquanto o homem continua debochando da situação e filmando tudo. O conteúdo foi publicado por ele mesmo, como se fosse uma piada.
A atitude foi duramente criticada. Especialistas e internautas levantaram questionamentos sobre os impactos dessa “quebra de fantasia” feita de forma abrupta, humilhante e pública. Afinal, existe uma idade certa para desconstruir figuras como o Coelhinho da Páscoa ou o Papai Noel? E mais importante: existe uma maneira saudável de fazer isso, sem desrespeitar o imaginário infantil?
A conversa no Interessa desta quarta (23) traz reflexões sobre o papel das fantasias na formação emocional das crianças, o respeito aos sentimentos infantis e os danos causados por verdades jogadas sem acolhimento. Até onde vai a sinceridade? E quando ela se transforma em violência emocional?
O programa também propõe uma escuta mais atenta aos sinais das crianças e aos nossos próprios comportamentos enquanto adultos.
O Interessa vai ao ar ao vivo pelo canal de O Tempo no YouTube, de segunda a sexta, às 14h - e nos principais tocadores de podcasts!
Se faz parte da sua vida... INTERESS@!