Se nos anos 70 os homens esbanjavam testosterona, hoje o cenário é bem diferente. Estudos revelam que os níveis do principal hormônio masculino vêm caindo década após década. Só nos Estados Unidos, a média passou de 640 ng/dl em 1985 para 451 ng/dl entre 2021 e 2023, se aproximando perigosamente da faixa que indica deficiência - 300 ng/dl.
E o fenômeno não é exclusivo dos americanos. América Latina, Europa e parte da Ásia também registram queda. A origem ainda é incerta, mas há pistas: microplásticos, alimentos processados, tecidos sintéticos, móveis e até cosméticos podem conter substâncias que desequilibram os hormônios.
Essa mudança pode estar ligada não só ao ambiente, mas também ao estilo de vida atual. Em contrapartida, a procura por reposição hormonal cresce: nos EUA, as prescrições de testosterona saltaram de 7,3 para 11 milhões em cinco anos.
Para discutir o impacto físico e emocional dessa queda, o Interessa Podcast recebe o médico, Dr. Heber Augusto Lara Cunha, endocrinologista da Afya Educação Médica Belo Horizonte, nesta segunda (28), com apresentação de Renata Zacaroni e participação das jornalistas Flaviane Paixão e Mariela Guimarães. Quer saber mais? Participe - o debate começa às 14h nos canais O Tempo e O Tempo Livre no YouTube!