A gente costuma repetir sem nem pensar que “nossa, o começo do namoro é a melhor fase, né?”. Tudo lindo, tudo leve, tesão a mil e zero boletos emocionais. Mas e se eu te contasse que tem gente indo para a terapia de casal justamente nesse comecinho? Pois é. A tal fase “lua de mel” anda ganhando sessões no divã. E seria uma terapia preventiva? Um manual de instruções emocional antes do caldo entornar?

A verdade é que tem casal que já entendeu que amor bom é construído com consciência. Gente que quer ajustar a comunicação, tratar os ciúmes, entender os próprios gatilhos antes que eles virem bombas-relógio. Foi o caso da atriz Sophia Abrahão e do Sérgio Malheiros, que, antes mesmo de completar um ano de namoro, foram juntos pra terapia a fim de curar traumas antigos e dar uma chance real ao novo relacionamento. Resultado: estão juntos há mais de uma década e seguem com encontros mensais com a terapeuta.

Aí fica a pergunta: será que terapia de casal é mesmo só pra quando o barco tá afundando? Já que é vista como uma "tábua de salvação para relacionamentos longevos em naufrágio"? Ou seria uma baita ferramenta de maturidade emocional? Será que é possível aprender a brigar melhor, pedir desculpas mais rápido e evitar que pequenos ruídos virem silêncio ensurdecedor? Por que a gente ainda associa buscar ajuda com sinal de fraqueza, quando pode ser o maior ato de força da relação? Nesse caso, visto até como 'frescura'?

Participe do Interessa desta quarta-feira (09). É a partir das 14h nos canais O Tempo e O Tempo Livre no Youtube!