Sabe o que perna inchada e dor no peito têm em comum? MUITA COISA! E em alguns casos, essa ligação pode ser beeem grave. Desde 2021, além do dourado, agosto também ganhou as cores azul e vermelho para lembrar que cuidar da circulação é questão de vida. A campanha “Agosto Azul e Vermelho” foi criada para alertar sobre as doenças que afetam artérias, veias e vasos linfáticos - doenças essas que são responsáveis por um número expressivo de mortes no país. O azul representa o sangue venoso, com menor concentração de oxigênio; o vermelho, o sangue arterial, rico nesse gás vital.
Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular - Regional São Paulo (SBACV-SP), problemas como trombose, varizes, acidente vascular cerebral, linfedema, pé diabético e aneurisma da aorta abdominal estão por trás de cerca de 30% das mortes no Brasil - todas, relacionadas à saúde vascular! Muitas dessas condições evoluem de forma silenciosa e só são descobertas em estágios mais avançados, o que torna o diagnóstico precoce a melhor defesa.
Mas como prevenir tantos problemas diferentes que têm como pano de fundo a saúde vascular? Será que atitudes simples, como levantar-se com frequência no trabalho, caminhar durante o dia ou usar meias de compressão quando indicado, realmente fazem diferença? Quais sinais merecem mais atenção e indicam que algo não vai bem na sua circulação? E o mais importante: você já parou para pensar na saúde dos seus vasos e artérias? Sabe a qual especialista recorrer? Repara se surgiram vasinhos nas pernas? Varizes?
Vem saber no Interessa desta segunda (25). A bancada feminina debate a partir das 14h nos canais O Tempo e O Tempo Livre no Youtube!