Apesar de muita gente acreditar que a cãibra está ligada à circulação, isso não é verdade. O que realmente faz diferença para a saúde vascular é a prática de atividade física regular, que funciona como um ato de amor próprio. Como disse o Dr. Bruno Naves, convidado do Interessa, “se cuidar é como colocar a máscara de oxigênio primeiro em você, para depois poder ajudar os outros”.
Fortalecer a panturrilha e incluir exercícios como o agachamento, especialmente para idosos, são práticas fundamentais para garantir longevidade com autonomia e independência. Afinal, manter músculos fortes é como criar uma “poupança muscular” - e ela deve começar a ser feita já por volta dos 40 anos.
Doenças como trombose, varizes, AVC, aneurismas e complicações do diabetes geralmente estão associadas ao mau funcionamento da circulação. Muitas vezes, surgem de forma silenciosa, e quando são diagnosticadas, o quadro já pode estar avançado.
É por isso que surgiu a campanha Agosto Azul e Vermelho, um alerta para lembrar da importância de cuidar da circulação. Prevenção e diagnóstico precoce são essenciais, e o fortalecimento da panturrilha é um dos hábitos mais simples - e poderosos - para manter a saúde vascular em dia.