Quando se fala em sistema circulatório, a maioria pensa apenas no coração. Mas, como explicou o Dr. Bruno Naves no Interessa, a panturrilha é considerada o “segundo coração periférico”, responsável por bombear o sangue de volta das pernas para o restante do corpo.

Não existe comprovação de que uma panturrilha maior signifique mais saúde, mas estudos de todo o mundo já mostraram que pernas fortes estão associadas à longevidade. Isso porque a circulação eficiente garante que oxigênio e nutrientes cheguem onde são necessários - e que os resíduos sejam eliminados de forma adequada.

Um dos sinais de alerta para problemas circulatórios é a dor ao caminhar, especialmente em subidas. Esse sintoma, chamado de claudicação intermitente, indica dificuldade do sangue em chegar às pernas. É incapacitante, intenso e precisa ser levado a sério.

E as varizes, o que dizem sobre a circulação? Esse e outros pontos fundamentais sobre saúde vascular foram tema do Interessa desta segunda (25). Assista à entrevista completa nos canais O Tempo e O Tempo Livre, no YouTube.