Se está difícil vencer a crise sozinho, o jeito encontrado por cinco pequenos grupos de supermercados mineiros foi juntar as forças. De variadas regiões do Estado, as empresas se uniram em uma única central de negócios e lançaram a Hipervalor Varejista. A rede já nasce com 45 lojas, cerca de 4.500 funcionários e um potencial de faturamento de R$ 1,09 bilhão. “Diante de um cenário econômico e político cada vez mais desafiador, a gente precisa buscar, a cada dia, soluções inéditas”, disse o idealizador do projeto, Vinícius de Morais Mendes, executivo da Casa Rena, que tem 11 lojas em Itaúna, na região Central de Minas.
Além da Casa Rena, a Hipervalor é composta por 13 lojas da rede Alvorada, de Pouso Alegre, no Sul de Minas; nove unidades do grupo SJ, de Barão de Cocais, na região Central; oito lojas do grupo Santa Helena, de Sete Lagoas, também na região Central; e quatro lojas da rede Big Mais, de Governador Valadares, na região do Rio Doce.
Mendes, que desde 2006 sonha com o projeto de uma central de negócios diversificada, foi eleito presidente da rede, mas a gestão contará com representantes de todas as empresas. O grupo já começa com um plano de expansão traçado, que pretende dobrar o faturamento até 2020. “Vamos estar posicionados na quinta colocação do ranking mineiro, e nossa expectativa de crescimento para os próximos dois anos é de chegar a R$ 2,4 bilhões de faturamento”, anuncia Mendes.
Ainda neste ano, duas novas lojas serão agregadas, com a aquisição de uma unidade pela rede Alvorada, em Machado, e outra da Casa Rena, que será inaugurada em Itaúna, no mês de novembro.
Alcance. De acordo com o presidente da Hipervalor, a estratégia de reunir cinco empresas com perfis parecidos e foco voltado para o cliente tem o objetivo de fortalecer os negócios sem alterar a essência de cada grupo. “Num primeiro momento, não teremos um centro de distribuição unificado. Nossa intenção não é fundir ou mudar as marcas, mesmo porque todas as redes já se têm décadas de atuação no mercado mineiro. A proposta é justamente estar presente em todo o território estadual. Queremos ofertar aos fornecedores a opção de fazer negócios com todos os associados de uma só vez”, explica Mendes.
A Hipervalor está prospectando novos associados e trabalhando para lançar marcas exclusivas. “Pretendemos, a partir de 2019, entrar forte no quesito importação”, anuncia Mendes. A rede foi lançada durante a 32ª Superminas, feira de supermercados e panificação.
Hipervalor. O presidente será da Casa Rena. O vice será do Santa Helena; o diretor comercial será do Big Mais; o de marketing, do Alvorada; e o administrativo-financeiro, da rede SJ.
Superminas movimenta R$ 1,86 bi
A 32ª edição da Superminas acabou nessa quinta-feira (18), em Belo Horizonte, totalizando R$ 1,86 bilhão em negócios concluídos durante a feira ou iniciados para fechamento mais tarde. O evento reúne representantes dos setores supermercadista e da indústria de panificação. Cerca de 350 produtos e serviços voltados para o varejo foram lançados.
“Apesar do cenário de mudanças políticas, o empresário está confiante na força do negócio”, destaca Alexandre Poni, presidente da Associação Mineira de Supermercados (Amis).
A diretora dos Produtos Via Roça, Francini Oliveira, que produz defumados e linguiças artesanais, veio de Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas, e levará bons frutos do evento. “Conseguimos fechar negócios com alguns representantes de supermercados, de empórios e de lojas de produtos artesanais. Oportunidade como essa só na Superminas”, comemora.