O 'Abalô-caxi', bloco dedicado à música brasileira, em especial à Tropicália, está de endereço novo neste domingo (11/02) de Carnaval. Em vez de bairros da Zona Leste, como é habitual, ele se concentra na avenida Amazonas com a rua São Paulo e desce em direção à rua da Bahia até o meio-dia. A mudança permite que o bloco utilize o novo sistema de som do Carnaval de BH, financiado pelo governo do Estado.
DOMINGO DE CARNAVAL 🎊 O 'Abalô-caxi', bloco dedicado à música brasileira, em especial à Tropicália, está de endereço novo neste domingo (11) de Carnaval. Em vez de bairros da Zona Leste, como é habitual, ele se concentra na avenida Amazonas com a rua São Paulo e desce em direção… pic.twitter.com/NIJCpQol72
— O Tempo (@otempo) February 11, 2024
Por volta das 8h, o bloco se organizava para sair na avenida, ainda com poucas dezenas de foliões ao redor, além de alguns ambulantes. As cores verde e amarelo dão o tom do bloco neste ano, parte de um esforço de retomar símbolos nacionais.
A gestora de marketing do bloco, Carolina Cândido, 31, explica que o lema do Abalô-caxi em 2024 é “Amor por princípio”. O termo está presente na origem dos dizeres da bandeira brasileira, inspirada em uma frase do filósofo iluminista francês Augusto Comte (1798-1857): “o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim”.
Entre as roupas da banda, estão camisas que remetem ao uniforme da seleção brasileira, associado na última década a setores da direita no país.
“Neste ano, retomamos símbolos do Brasil como uma grande torcida pelo país para que tudo mude. Para voltarmos a ser patriotas, retomando os símbolos como brasileiros. A ideia é falar que o Brasil é de todo mundo, mas o amor foi tirado da nossa bandeira”, diz a gestora. Com ênfase no público LGBTQIAPN+, o bloco tambem prioriza profissionais de segurança na corda majoritariamente femininos.