Uma possibilidade de transformar o mundo através da folia. Isso é o que representa o Carnaval para o Bloco Transborda, de acordo com a co-idealizadora e gestora Tainá de Oliveira. O bloco é um dos que vão levantar a bandeira da importância da preservação da natureza durante a festividade deste ano em Belo Horizonte. Nas ruas, milhares de foliões pretendem conscientizar a população acerca do cuidado com o meio ambiente e com todas as formas de vida.

“Nós, que somos um bloco periférico, não só fazemos a nossa própria festa, como a partir dela construímos na nossa ‘quebrada’ discussões e ações para imaginar e criar outras realidades possíveis. O Carnaval é a nossa brecha para pensar um mundo novo e atua também como ferramenta política .E levantar esse tema não cabe apenas aos meses que antecedem o Carnaval. Se a gente quiser mesmo ver resultados do que estamos pautando, o trabalho deve ser contínuo”, diz Tainá.

No convite para a população se engajar nas atividades do bloco, uma das palavras que sempre aparecem é “refloresta”, ressaltando a importância do tema para o Transborda. “Vamos transbordar alegria e energia em uma celebração pela natureza e pelo compromisso com a nossa mãe terra”, diz o bloco nas redes sociais. 

“Vivemos no decênio decisivo para construir uma vida digna em nossa ‘casa viva’ para todas as vidas e, dentro dessas possibilidades, temos algo muito importante que é a capacidade de ‘reflorestar o nosso pensamento’. A possibilidade de preparar um terreno capaz de receber as mais variadas sementes que serão regadas das mais diversas confluências entre rios de pensamentos e práticas, para assim então, florescer e frutificar transformações revolucionárias que nos permitirão desfrutar de um mundo de bem viver”, ressalta Rafael Gregório, co-idealizador e gestor do Bloco Transborda.

O desfile do Bloco Transborda será no dia 17 de fevereiro (sábado), às 14h. A concentração será na rua Monte Verde, 364, no bairro São Salvador, em Belo Horizonte.

Você tem sede de quê?

Outro bloco que terá a natureza como pauta é o “Então, Brilha! O tema deste ano é “Você tem sede de quê?”, que, conforme o bloco, “reivindica o direito à vida que flui pelas águas e àquela que se manifesta nos desejos humanos”.

Neste ano, será destacado o movimento e transformação das águas. “Queremos nadar e pescar no Arrudas, remar na lagoa da Pampulha, banhar na Lagoa Seca do aglomerado do Acaba Mundo e curtir a cachoeira do Onça. Queremos a escolha de navegar pelos corpos, submersos em prazer, nos jogar nas águas do desejo, sem nunca deixar de lutar pela transformação", afirma Leandro César, membro da diretoria do bloco.

Um dos maiores blocos de Carnaval do Brasil, o Então, Brilha! desfila no sábado (10 de fevereiro), às 5h, “no primeiro raio de sol”.  A concentração será na rua Curitiba, 8, no centro de Belo Horizonte.