Belo Horizonte está em alerta para a incidência de alta à extrema de raios UV. Com temperaturas acima de 30ºC na cidade, a exposição ao sol, sem proteção e por longos períodos, pode causar danos à saúde. Durante o Carnaval na cidade, os riscos estão na rotina intensa de pular de bloco em bloco nas ruas sem a devida proteção contra o sol, o que deixa a pele vermelha, sensível e até com bolhas.

Segundo o monitoramento do Clima & Radar, neste domingo (11 de fevereiro), o risco é alto de incidência de raios UV. O alerta é laranja e o risco maior à saúde se concentra no horário das 11h às 12h. “Por volta do meio-dia, procure evitar o sol, use protetor solar com fator de proteção solar suficiente para a pele descoberta, óculos de sol e roupas apropriadas”, diz a recomendação.  

Já na segunda, terça e quarta-feira (12, 13 e 14 de fevereiro), Belo Horizonte vai entrar em risco extremo de incidência de raios UV. Os horários com maior risco de exposição ao sol são das 11h às 14h. “Evite ficar ao ar livre durante o sol mais intenso. Se isso não for possível, aplique protetor solar com alto fator de proteção solar e procure sempre uma sombra. Use óculos escuros e roupas apropriadas”. 

Confira cuidados para pular Carnaval, debaixo do sol, em segurança:

  • Use filtro solar e reforçe o produto a cada duas horas em que permanecer ao sol. Se suar muito ou entrar na água, o protetor deve ser passado novamente.
  • O ideal é se proteger ao menos 30 minutos antes de sair de casa. 
  • O filtro solar deve ser distribuído em todas as partes do corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés.
  • Use chapéus, roupas claras e o guarda-sol como parte da fantasia.