festa e conscientização

Folia de BH abraça causas mundiais: de guerra de Israel a aquecimento global

Carnaval, além de ser momento de alegria, também propicia reflexão sobre temas sociais, ambientais e políticos

Por O Tempo
Publicado em 10 de fevereiro de 2024 | 13:04
 
 
 
normal

Além de proporcionar momentos felizes e divertidos, o Carnaval de BH ainda levanta bandeiras de causas sociais, ambientais e políticas. Neste sábado (10/2), o bloco ‘Então, Brilha!', desfilou com o tema “Você tem sede de quê?”, “reivindicando o direito à vida que flui pelas águas e àquela que se manifesta nos desejos humanos”.

O bloco chamou atenção para o movimento e transformação das águas. “Queremos nadar e pescar no Arrudas, remar na lagoa da Pampulha, banhar na Lagoa Seca do aglomerado do Acaba Mundo e curtir a cachoeira do Onça. Queremos a escolha de navegar pelos corpos, submersos em prazer, nos jogar nas águas do desejo, sem nunca deixar de lutar pela transformação", afirma Leandro César, membro da diretoria do bloco.

Outra causa abraçada pelo bloco foi o conflito no Oriente Médio entre Israel e Hamas. Bandeiras da Palestina foram erguidas durante o desfile, ação de parte do Comitê de Solidariedade à Palestina. O tema também foi lembrado em cima do carro do Brilha, que estendeu um cartaz com os dizeres “Carnaval de BH é resistência e solidariedade! Palestina livre do rio até o mar!”.

"Vamos trazer um Carnaval de resistência e solidariedade. Estamos trazendo a lembrança de que, enquanto tem Carnaval aqui, tem um povo sendo exterminando”, diz um dos membros do grupo, a professora Vanessa Portugal. A ação será realizada também em outros blocos da cidade durante todo o Carnaval, segundo ela, com apoio de alguns deles. 

No último sábado (3/2), a tradicional Banda Mole, habituada a abordar temas políticos, decidiu focar em um assunto que ultrapassa partidos e fala sobre sustentabilidade no desfile  na avenida Afonso Pena. Neste ano, a rainha da Banda Mole, Laís Cruz, vestiu-se de vermelho, amarelo e laranja, como um por do sol. “Simboliza o aquecimento global”, disse a rainha. 

O Bloco Transborda é outro que levantará a bandeira da importância da preservação da natureza durante a festividade deste ano. O desfile no próximo sábado (17) pretende conscientizar a população acerca do cuidado com o meio ambiente e com todas as formas de vida. 

No convite para os foliões se engajarem nas atividades do bloco, uma das palavras que sempre aparecem é “refloresta”, ressaltando a importância do tema para o Transborda. “Vamos transbordar alegria e energia em uma celebração pela natureza e pelo compromisso com a nossa mãe terra”, diz o bloco nas redes sociais.

“Vivemos no decênio decisivo para construir uma vida digna em nossa ‘casa viva’ para todas as vidas e, dentro dessas possibilidades, temos algo muito importante que é a capacidade de ‘reflorestar o nosso pensamento’, ressalta Rafael Gregório, co-idealizador e gestor do Bloco Transborda.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!