MAIOR DO MUNDO

Galo da Madrugada: conheça o desfile que reúne milhões de foliões em Recife

Cortejo, que envolve mil artistas, acontece neste sábado na capital pernambucana; bloco é o maior do Carnaval de rua do mundo

Por Renata Evangelista - Enviada especial a Recife*
Publicado em 09 de fevereiro de 2024 | 18:21
 
 
 
normal

Ele fica adormecido por 11 meses, mas no Carnaval, a maior festa popular do mundo, se ergue para ser o símbolo máximo da folia mundial. Trata-se do Galo da Madrugada, a mística escultura que neste sábado (10/02) deve arrastar uma multidão pelas ruas de Recife. São esperados 2,5 milhões de foliões no maior bloco de rua do planeta. 

Para ser apreciada pela aglomeração, a alegoria gigante tem 28 metros de altura e pesa oito toneladas. Antes mesmo do desfile, o Galo da Madrugada é visto de diversos pontos da capital pernambucana. Foi erguido três dias antes do cortejo, na Ponte Duarte Coelho, para avisar que ninguém pode perder o desfile, que começa às 7h e se estende até as 15h. No dia da erguida do Galo, na quarta-feira (8), cerca de 500 mil pessoas acompanharam o evento. 

A obra é assinada pelo artista plástico Leopoldo Nóbrega, mas a construção da escultura envolve dezenas de voluntários. “Quase 300 pessoas contribuíram com o Galo - à medida que o tempo vai passando, mais voluntários e participantes vão se engajando no processo. É um trabalho lindo de cocriação. É uma honra fazer parte disso e é uma honra entregar esse presente para a cidade”, afirma. 

Os números que envolvem o Galo da Madrugada são surpreendentes: só para carregar a alegoria gigante são necessárias 312 pessoas.  Neste ano, 30 trios elétricos vão fazer a festa para o público, e mais de mil artistas, entre cantores, músicos e bailarinos, participam do desfile. 

Além disso, 30 bandas e orquestra de frevo vão animar os foliões. Cerca de 2 mil pessoas trabalham diretamente no apoio do bloco. No total, o desfile percorre 6,5 quilômetros.

Artistas que participam do desfile:

  • Beto Rossi / Gustavo Travassos;
  • Michel Teló / Elba Ramalho;
  • Tony Garrido / André Rio;
  • Marcelo Falcão / Geraldinho Lins;
  • Gaby Amarantos / Marron Brasileiro;
  • Fabiana Karla / Almir Rouche;
  • Vanessa da Mata / Spok e Almério;
  • Lula Queiroga / Asas da América;
  • Conde Só Brega / Otto, China e Silvério Pessoa;
  • Juliette / Maestro Forró;
  • Gaby Amarantos / Romero Ferro;
  • Toni Garrido / Gerlane Lops;
  • Tonho Matéria / Nonô Germano;
  • Fabiana Karla / Michelle Melo;
  • Conde Só Brega / Bia Villa-Chan.

Galo da Paz 

Neste ano, o Galo da Madrugada homenageia o cantor Reginaldo Rossi e criou o desfile sob o alicerce do tema paz. A palavra, inclusive, será escrita nas penas da cauda em 16 idiomas. O branco será a cor predominante da escultura, que ganha ainda os tons dos cinco continentes: amarelo (Ásia), preto (África), vermelho, (América), azul (Europa) e verde (Oceania).

“Este ano a escultura do Galo Gigante surgiu a partir de temas como gentileza, ancestralidade, sustentabilidade, inclusão e se torna um mensageiro divino da esperança de paz para o nosso tempo. A obra também homenageia seres iluminados que dedicaram sua existência pela paz no mundo, como Dom Hélder Câmara, Cacique Raoni, Madre Teresa de Calcutá e Martin Luther King, entre outros. Também marca os 79 anos da Organização das Nações Unidas (ONU) em sua missão de paz pelo mundo”, pontua Nóbrega. 

Mais de 90% do material que veste a estrutura foi resgatado de descarte de materiais e reaproveitamento de resíduos tecnológicos, como dois mil metros de lonas de materiais publicitários, além de 10 mil CDs e DVDs, frutos de doação. 

Foram usadas mil penas ‘penas’ feitas das lonas plásticas de 1,10 m X 40 cm na técnica Arte Plumária Upcycle.

História 

O bloco surgiu em 1978, com apenas 75 pessoas. Com o passar dos anos, o Galo da Madrugada foi crescendo e, em 1995, passou a ser montado na Ponte Duarte Coelho, em comemoração ao título de maior bloco de Carnaval do mundo, dado em 1994 no Livro dos Recordes (Guinness Book). Na ocasião, 1 milhão de foliões participaram do cortejo. Em 2023, foram 2,5 milhões, e neste ano a expectativa dos organizadores é repetir a marca.

*A jornalista viajou a convite da Prefeitura Municipal de Recife

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!