Os interessados em trabalhar como ambulantes no Carnaval de Belo Horizonte de 2025 estão aptos a se cadastrar a partir desta quinta-feira (23 de janeiro). Ao contrário do ano passado, as inscrições estão sendo realizadas exclusivamente online, por meio do site ambulantesbh.com.br (clique aqui), até as 16h59 do dia 30 de janeiro ou enquanto houver vagas. Serão disponibilizadas até 14 mil credenciais.
Os dois primeiros dias de cadastro de ambulantes (23 e 24 de janeiro) estão reservados para os caixeiros já cadastrados na Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e para portadores do Certificado da Pessoa com Deficiência. A partir de sábado (25), qualquer pessoa com mais de 18 anos e residente em Belo Horizonte poderá se inscrever.
Como fazer o cadastro para ambulantes do Carnaval de BH 2025?
- Acessar o site ambulantesbh.com.br (clique aqui);
- Clicar em inscreva-se;
- Será preciso apresentar por foto ou upload (nos formatos PDF, JPG ou PNG):
identidade,
habilitação,
Carteira de Trabalho,
passaporte
ou carteira de conselho de classe. - A comprovação de residência deve ser feita por: envio de contas de água, luz, telefone ou internet, além do Título de Eleitor ou Cartão Único do SUS.
Serão aceitos apenas documentos legíveis.
Não tenho acesso à internet, como posso me cadastrar para ser ambulante no Carnaval de BH 2025?
Para facilitar o cadastramento on-line para aqueles que não têm acesso à internet, a Prefeitura de Belo Horizonte disponibiliza 55 Pontos de Inclusão Digital para os interessados. A lista com a localização destes centros pode ser conferida no Portal Belo Horizonte.
Quem pode ser ambulante no Carnaval de BH?
- Maiores de 18 anos;
- Aqueles que comprovarem residência em Belo Horizonte.
Caso não possua documento que comprove domicílio na capital sob sua titularidade, mas resida na cidade com familiares, poderá apresentar declaração subscrita por cônjuge, pai, mãe, irmão ou irmã, com a respectiva documentação comprobatória do vínculo.
O que um ambulante pode vender?
- Bebidas lacradas e em lata;
- Adereços carnavalescos.
O que um ambulante não pode vender?
- Alimentos;
- Bebidas fracionadas e em recipientes de vidro;
- Bebidas para menores de 18 anos.
Consegui me cadastrar, como retirar a credencial?
Os ambulantes precisarão comparecer pessoalmente apenas no momento da retirada da credencial, que ocorrerá entre os dias 5 e 12 de fevereiro, no Mercado da Lagoinha.
Nesta segunda etapa, será necessário apresentar um documento de identidade oficial com foto e o número de protocolo gerado no cadastro. Serão disponibilizadas 2 mil senhas diariamente, seguindo a ordem de chegada.
Na ocasião, acontecerá um treinamento e serão distribuídas as credenciais nominais para cada cadastrado. As dúvidas sobre o processo de credenciamento podem ser enviadas para o endereço eletrônico diretoria.belotur@pbh.gov.br.