No Carnaval de 2025, a Ambev retoma o patrocínio em Belo Horizonte — abandonado em 2023 e 2024 — e investe R$ 5,9 milhões na folia da capital. Parte do acordo da empresa com a prefeitura determina que, em alguns pontos da cidade (veja lista abaixo), as únicas cervejas que poderão ser vendidas serão as da patrocinadora, como ocorreu em outros Carnavais. A medida não inclui outras bebidas já populares ou que tentam a sorte na festa, como  Xeque Mate, Lambe Lambe, Xá de Cana, Stone Light, Gingibre, Rubra e Veneta, que podem ser vendidas. Mas, segundo fabricantes mineiros, o anúncio da exclusividade tem causado confusão entre ambulantes e ameaçado as vendas.

O Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado de Minas Gerais (Sindbebidas MG) pressiona a prefeitura para que haja uma revisão da exclusividade da venda e cogita acionar a Justiça contra essa cláusula do contrato — o movimento no Judiciário foi o que garantiu uma vitória similar em 2017, por exemplo. “Muitas cervejarias locais investem em aumento de produção. É uma grande perda para elas”, pontua o superintendente da entidade, Cristiano Lamego. Questionada pela reportagem, a Belotur não esclareceu se considerará o pedido do Sindbebidas MG. 

A maior parte das cervejas populares pertence à Ambev — Brahma, Skol, Antarctica, Budweiser, Spaten, Stella Artois, Patagonia e Corona. A Heineken, portanto, fica de fora, assim como marcas artesanais. A Krug Bier, por exemplo, aposta no Carnaval para até dobrar a venda de suas versões enlatadas, segundo o dono, Herwig Gangl. “Esperávamos vender bem mais do que em outras épocas”, pontua.

O patrocínio da Ambev não impõe qualquer restrição à venda de drinks prontos, um mercado que aposta milhões de reais no Carnaval de BH. Mas, confusos sobre a medida, ambulantes têm ficado receosos em comprar latinhas dessa categoria, segundo fabricantes.

Sthella Lima, fundadora da Xá de Cana, por exemplo, afirma que logo após o anúncio da exclusividade da Ambev, na terça-feira (11/02) de manhã, um cliente cancelou a compra de alguns paletes da bebida. “Ele estava com receio de comprar, porque acreditou que não poderia vender drinks prontos. Isso gera uma perda significativa de vendas”, relata. Outras marcas mineiras, como a Stone Light, descrevem o mesmo problema. “Alguns distribuidores grandes nos ligaram com medo de que houvesse interferência e queda brusca na expectativa de vendas traçadas para o segmento”, complementa o sócio-diretor da Equilibrista (dos drinks Gingibre e Rubra), Guilherme Drager.

O receio surge em um momento de altas expectativas para o setor. O Sindbebidas estima que o segmento de drinks prontos pode crescer 26% no Carnaval deste ano, em comparação ao anterior. Já o segmento de cervejas, consolidado há mais tempo, tem margem de 12% de crescimento potencial.

Confira os pontos de exclusividade das cervejas da Ambev no Carnaval de BH

A exclusividade vale entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março. Veja onde:

  • avenida Amazonas entre rua São Paulo e rua da Bahia;
    avenida Afonso Pena entre avenida Amazonas e avenida Álvares Cabral;
  • avenida Brasil entre a avenida Afonso Pena e avenida Francisco Sales;
  • avenida Getúlio Vargas entre rua Alagoas e rua Professor Moraes;
  • rua Mármore entre rua Gabro e rua Tenente Durval;
    avenida dos Andradas entre rua Alphonsus de Guimarães e rua Pirite;
  • avenida dos Andradas entre avenida do Contorno e rua dos Carijós;
  • avenida Coronel Oscar Paschoal entre a avenida Antônio Abrahão Caram e avenida Presidente Carlos Luz;
  • avenida dos Bandeirantes entre praça da Bandeira e rua Professor Mello Cançado;
  • avenida Assis Chateaubriand entre rua Sapucaí e rua Silva Ortiz.

A prefeitura mobilizará 650 profissionais para fiscalizar o cumprimento das normas durante o Carnaval, inclusive a exclusividade de venda de cervejas da Ambev. Ambulantes flagrados com produtos irregulares poderão ter a credencial cassada imediatamente e ter produtos e equipamentos apreendidos.