A filha do cantor cearense Belchior, Vannick Belchior, recebeu neste sábado (1º) o título de cidadã honorária de Belo Horizonte, em um ato simbólico realizado durante o cortejo do bloco Volta Belchior, que tomou a avenida dos Andradas, na região centro-sul da capital mineira.
A homenagem contou com participação do prefeito em exercício, Álvaro Damião, do presidente da Câmara Municipal, Juliano Lopes, e da deputada federal Duda Salabert, que participaram do momento de entrega do documento no trio elétrico do bloco. O título havia sido oficialmente concedido na sexta-feira (28), e a celebração ocorreu em meio à multidão de foliões que entoavam os sucessos do cantor homenageado.
Ao receber o reconhecimento, Vannick demonstrou emoção ao falar sobre a conexão de seu pai com Belo Horizonte. “Eu amo BH. O meu pai sempre foi muito feliz nessas terras mineiras, sempre muito bem recebido, muito querido. Me emociona muito ver todos vocês celebrando esse legado, que são as obras do meu pai”, declarou Vannick ao público, estimado em mais de 100 mil pessoas na Andradas. (Foto: Alex de Jesus/OTempo)
Bloco Volta Belchior: tradição e homenagem ao artista
Desde 2017, o Bloco Volta Belchior desfila no Carnaval de Belo Horizonte com o propósito de manter viva a obra do cantor cearense. Criado ainda em vida pelo artista, mas durante um período de reclusão, o bloco rapidamente conquistou fãs e cresceu exponencialmente. No primeiro desfile, em Santa Tereza, reuniu cerca de 20 mil foliões, e, desde 2020, passou a ocupar a avenida dos Andradas, atraindo mais de 150 mil pessoas na última edição, consolidando-se como um dos maiores blocos da cidade. (Foto: Alex de Jesus/OTempo)
O tema deste ano, “Viver é melhor que sonhar”, referência a um dos versos mais marcantes de Belchior, serviu de fio condutor para o desfile.
O Bloco Volta Belchior desfila no Carnaval de Belo Horizonte com o propósito de manter viva a obra do cantor cearense. Criado ainda em vida pelo artista, mas durante um período de reclusão, o bloco rapidamente conquistou fãs e cresceu exponencialmente. pic.twitter.com/vCu5rwgOpJ
— O Tempo (@otempo) March 1, 2025