A Associação de Guias de Turismo de Petrópolis divulgou uma "Nota de Repúdio" contra a apresentadora Ana Maria Braga. A entidade, fundada há 41 anos, uma das  mais antigas do país, utilizou as redes sociais para criticar a reportagem veiculada no programa "Mais Você" de sexta-feira (18/7), da TV Globo. Na matéria, a apresentadora sugeriu o uso da IA para ajudar os turistas a planejarem seus passeios na cidade do Rio de Janeiro.

“Gostaríamos de informar que essa função cabe ao Guia de Turismo, única profissão regulamentada do Turismo nacional, através da Lei Federal 8.623/1993 e que o torna responsável pela condução de turista, prezando por sua segurança e integridade. Não podemos permitir que tamanha desinformação seja veiculada de forma irresponsável ao povo brasileiro”, disse a nota.

De acordo com a nota, a apresentadora teria sugerido a utilização da IA para tornar cada viagem inesquecível. “A Inteligência Artificial chegou no nosso milênio para mudar o jeito que a gente olha as coisas. No turismo, a Inteligência Artificial ajuda desde o deslocamento até o planejamento da viagem detalhado, com roteiro e tudo", acrescentou a apresentadora.

A reportagem também mostrou como usar a tecnologia para visitar pontos turísticos do Rio de Janeiro, como o Museu do Amanhã e a Escadaria Selarón. Segundo a associação fluminense, a apresentadora desrespeita a função dos agentes de viagens e turismólogos, profissionais essenciais do setor turístico que enfrentam desinformação diariamente.

O trade turístico de Minas também manifestou seu protesto contra as declarações da apresentadora nos grupos de WhatsApp. Segundo Virgínia Cândido, guia de turismo freelancer em Belo Horizonte, a IA não pode substituir o papel do guia de turismo. "Ela (Ana Maria) é uma formadora de opinião. Na hora que dá um 'pepino', é a agência de viagem, o guia de turismo que tem que resolver”, destaca. a profissional.

Virgínia afirma que, na visão de Ana Maria Braga, a IA substituirá tudo. “Pra que agência e viagem?  Pra que guia de turismo? Ela enalteceu a IA e desqualificou o nosso trabalho e do bacharel em turismo, enfatiza.

Nas rede sociais, a Protur também manifestou publicamente seu repúdio à fala de Ana Maria Braga. Segundo a comunidade que reúne agentes de viagens, a apresentadora promoveu o conceito de "Turismo 3.0", com foco na substituição de profissionais de turismo por roteiros criados por IA. A Protur considera que, "além de desinformar o público, desvaloriza o trabalho de milhares de profissionais qulificados que dedicam suas vidas a proporcionar experiências seguras, personalizadas e acolhedoras".