As alterações realizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) nas avenidas Amazonas e Contorno, na região Centro-Sul da capital, nesta quinta-feira (17 de outubro), podem realmente ajudar a aliviar o trânsito, na avaliação do especialista em transporte Silvestre Andrade.
Novos acessos foram criados para os veículos para as duas vias. Conforme a PBH, isso contribuirá para a fluidez na região. Agentes de Trânsito da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) monitoram as intervenções e orientam pedestres e motoristas (Veja mais detalhes abaixo).
Andrade afirma que a interseção entre as avenidas Amazonas e Contorno sempre foi ‘carregada’ e problemática. Ele lembra que já existiram diversas propostas para o local, e que agora uma das medidas foi colocada em prática, em uma via muito importante de Belo Horizonte.
“A avenida Amazonas é um corredor de ônibus muito importante. Quando mudanças como essa são realizadas, há instrumentos de simulação, os planejamentos são feitos por meio de softwares. Então, já são vistas as melhorias esperadas”, ressalta ele.
De acordo com o especialista em trânsito e transporte, na medida em que se descomprime e divide um pouco o tráfego, como está sendo feito na região, a demanda é minimizada na interseção, tendo bons resultados.
Trânsito em Belo Horizonte
Apesar de as mudanças serem positivas, Andrade ressalta que os desafios do trânsito na capital são mais profundos e que essas transformações, como a realizada nesta quinta-feira, não resolvem os problemas estruturalmente.
“Apesar de não resolver estruturalmente, cria situações que ajudam a aliviar o tráfego. Dessa forma, os nós vão sendo desfeitos, os problemas pontuais vão sendo resolvidos, e isso melhora a rede como um todo”, diz Andrade.
O especialista em transporte e trânsito lembra ainda que, quando se resolve o problema em uma interseção, é possível ter resultados em uma área bem maior.
Nova Circulação
- Foi criado um novo acesso da Avenida do Contorno (Sentido Barro Preto/Savassi) para a Avenida Amazonas (Sentido Contagem), que passa a ser feito pela Rua Tompson Flores. Com esse novo acesso, fica proibida a conversão da Avenida do Contorno para a Avenida Amazonas, sentido Contagem;
- Foi criada uma nova travessia semaforizada, com faixa de pedestres e ilha para refúgio, que vai possibilitar a conversão mais segura da Avenida Amazonas (Sentido Centro) para a Avenida do Contorno (Sentido Barro Preto / Savassi).
Desapropriação
Para que as mudanças fossem realizadas, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) informou que foi feita uma desapropriação parcial do imóvel localizado na avenida Amazonas, número 2651, declarado de utilidade pública.
Conforme a Sudecap, a desapropriação foi concluída de forma administrativa com a concordância dos proprietários. “Tendo em vista que a desapropriação foi de parte do lote, o restante continua pertencendo ao proprietário/expropriado. Quanto ao valor da indenização, por se tratar de informação que envolve direito de terceiro, a Sudecap declara esta questão somente ao proprietário ou representante legal”, afirmou.