A brasileira Gisele Oliveira, de 40 anos, é investigada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), suspeita de ter matado cinco filhos por envenenamento e asfixia, e tentado matar outro filho e o marido. Ela estava foragida e se escondeu em Portugal até ser capturada na última terça-feira (5/7), pela Polícia Judiciária portuguesa. As investigações apontam que a mulher estava morando com o marido e um filho do casal. As apurações também indicam que ela não exercia ocupação formal no país, sendo sustentada pela renda do marido.
Quando ela foi presa
Gisele foi detida em Coimbra, cidade ao norte de Portugal, na terça-feira (5/7) pela Polícia Judiciária Portuguesa. Ela estava foragida desde 2023, quando a Polícia Civil mineira começou a investigar as mortes de cinco filhos dela. Em julho de 2025 ela entrou na lista de “Procurados” da Interpol - polícia internacional.
Como ela teria matado as vítimas
Segundo as investigações, Gisele agia da mesma maneira para matar as crianças, utilizando-se de venenos e tranquilizantes. “Ela ministrava sedativos, como Neocid e Fenobarbital, para depois asfixiar os filhos”, afirma a delegada. “Uma das crianças foi encontrada com uma fralda na boca e a outra com o rosto virado pro sofá”, completou.
O que se sabe sobre a fuga
De acordo com as investigações, Gisele teria fugido de Timóteo, no Vale do Aço, desde o momento que ficou sabendo sobre o começo das investigações em 2023, após a morte do quinto filho.
Segundo a delegada da Delegacia de Homicídios de Timóteo, Valdimara Teixeira, responsável pelo caso, ainda não se sabe qual paradeiro a suspeita tomou após sair da cidade. A polícia ainda está investigando se ela ficou um tempo no Brasil antes de ir para Portugal. Até agora, o que se sabe, é que Gisele estava morando em Coimbra desde abril de 2025.
Quantas vítima ela fez
Segundo as investigações, ao todo foram cinco filhos mortos. Além desses homicídios, há o registro de uma tentativa de homicídio contra o filho mais velho, que foi socorrido em 2008, e outra tentativa contra o próprio marido em 2022.
Qual a idade dos filhos
A PCMG informa que as cinco crianças mortas apresentavam, à época dos crimes, as seguintes idades: 2 anos e 1 mês; 10 meses; 1 ano; 3 anos; e 2 anos e 2 meses.
Dentre as vítimas, apenas a criança de 1 ano era do sexo feminino.
Extradição da suspeita
Até a publicação desta reportagem, Gisele estava em prisão preventiva em Portugal. Ela foi ouvida na quarta-feira (6/7) pelo Tribunal da Relação de Coimbra, que decretou a prisão preventiva. Segundo a delegada Valdimara, a prisão tramitará entre o Poder Judiciário e o Ministério da Justiça brasileiros.
A extradição seguirá os trâmites legais previstos, por meio de pedido formal do Judiciário brasileiro após comunicação do Ministério da Justiça. Ainda não há previsão para a data da extradição.
O que vai acontecer com Gisele
Chegando ao Brasil, Gisele será intimada a prestar depoimento para que a Polícia Civil consiga concluir o inquérito e decidir por quais crimes ela será indiciada.
De acordo com a Polícia Civil, os indícios são de que a suspeita responda por cinco homicídios consumados e duas tentativas de homicídio. Se condenada, Gisele Oliveira poderá pegar até 154 anos de detenção.
O que diz a imprensa portuguesa
Segundo a revista portuguesa "Entre Rios", o filho de Gisele que continua em Coimbra vai ficar sob a tutela da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Portugal.