O "toró" com ventos fortes que atingiu Belo Horizonte na noite do último sábado (26 de setembro) deu muito trabalho para os militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Conforme divulgado na manhã deste domingo (27) pela corporação, foram atendidas até o momento 78 chamados relacionados às chuvas somente na capital mineira. 

Os registros aconteceram entre 18h de sábado e 11h deste domingo. Entre as ocorrências atendidas estão: salvamento de pessoas em inundações e alagamentos; desabamento; colapso de estruturas; além de quedas de árvore em via pública e sobre residências.

Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, dos 78 atendimentos, 52 eram somente sobre queda de árvores. Uma delas foi uma árvore de grande porta que caiu durante o temporal e interditou um do sentidos da avenida Ressaca, na esquina com a rua Dom Lúcio Antunes, no bairro Coração Eucarístico, na região Noroeste de BH. 

Já na rua Augusto José dos Santos, no bairro Estrela do Oriente, na região Oeste, três árvores de grande porte caíram no interior da Escola Municipal Mestre Ataíde. Durante a madrugada deste domingo, os militares realizaram o corte de duas delas, evitando que o acidente prejudicasse a votação do 2º turno das eleições municipais. 

Como a terceira árvore caída não oferecia risco para os eleitores, o local foi isolado e os militares retornarão após a votação para finalizar os trabalhos. Ninguém ficou ferido nas quedas das árvores. 

Neste domingo, a população pode se preparar para receber fortes chuvas novamente. A capital mineira e outros 552 municípios mineiros estão sob alerta de "perico" com chuvas intensas e ventos de até 100 km/h.

Avenida Silva Lobo

Um dos pontos mais afetados pelo temporal de sábado foi a avenida Silva Lobo, que teve pedaços do asfalto arrancados pela forte correnteza que tomou conta da via. Na manhã deste domingo a prefeitura já iniciou o reparo do trecho de 50 metros da via que acabou danificado. 

Obras já foram iniciadas na avenida Silva Lobo l Alex de Jesus / O Tempo

De acordo com a Defesa Civil de BH, somente na regional Oeste foi registrado em duas horas o volume superior ao esperado para todo o mês de outubro. A média de todo o mês é de 110 mm, e, no curto intervalo, a região registrou 115 mm de chuva. 

"Apesar do grande volume de chuva em um espaço curto de tempo, não foram registradas ocorrências graves e não há vítimas. A Defesa Civil foi acionada para 13 ocorrências de desabamento parcial de muro de arrimo, um desabamento de telhado, um destelhamento e duas ocorrências de trincas e rachaduras em muro", completou o órgão municipal.