A Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) deu início à campanha Bolsa de Sangue, voltada para a doação de sangue de cães e gatos. O objetivo é garantir um fluxo contínuo de doações no Banco de Sangue da instituição, essencial para o tratamento de pequenos animais que precisam de cirurgias complexas ou enfrentam condições de saúde como anemia severa e hemorragias.
Para incentivar a adesão, a UFMG destaca que o procedimento é seguro e que, após a doação, o pet passa por uma consulta completa com exames de check-up, incluindo hemograma, leucograma, plaquetograma e testes rápidos. Esse benefício adicional visa assegurar que os doadores estejam em boas condições de saúde.
Existem alguns critérios para que o animal seja considerado apto à doação. Cães e gatos devem ter entre 1 e 8 anos, estar saudáveis, e atender aos requisitos de peso mínimo: 25 kg para cães e 4,5 kg para gatos. Além de salvar vidas, a doação proporciona a tranquilidade de monitoramento da saúde do animal doador.
Os interessados em participar podem agendar a doação pelo telefone (31) 3409-2000.