O telhado de um posto de combustível em Luz desabou durante uma forte chuva registrada na cidade, localizada na região Centro-Oeste de Minas Gerais, nesta quarta-feira (9 de outubro). Imagens que circulam pelas redes sociais mostram as consequências do vendaval. Luz está entre os 730 municípios do Estado em alerta para precipitações com grau de severidade classificado como “perigo potencial”. O comunicado é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os militares foram acionados por volta das 16h para atender a ocorrência no posto de combustível que fica às margens da BR-262. “A estrutura de um telhado colapsou devido a fatores climáticos (vendaval), caindo sobre alguns veículos. Sem vítimas”, esclareceu.

Em vídeos que circulam nas redes sociais, os moradores compartilharam a situação após a forte ventania. “O cenário é de destruição após a tempestade que passou. Nossos veículos estão lá embaixo [da estrutura que caiu]. Amassou alguns caminhões e veículos, mas está tudo tranquilo. Não houve vítimas e ninguém se machucou”, disse uma pessoa que estava no local.

Alerta

Conforme consta no alerta do Inmet, que vale até a manhã desta quinta-feira (10 de outubro), a previsão é de chuva entre 20mm e 30mm no período de uma hora, ou até 50mm durante o dia para 730 cidades. A tempestade deve ser acompanhada de ventos intensos de até 60km/h e queda de granizo.

Nessas condições, há a possibilidade de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. O instituto orienta a não se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. É recomendado também que se evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.