Hidrogel SpaceOAR. Este é o nome de um novo tratamento que começou nesta semana a ser oferecido a pacientes com câncer de próstata em Minas Gerais. O procedimento é realizado de forma exclusiva no Hospital Orizonti, localizado na capital mineira. Com a técnica, o objetivo é proporcionar melhor qualidade de vida àqueles que precisam fazer radioterapia.
O médico e coordenador da clínica de urologia do Hospital Orizonti, Leonardo Gomes, explica que a técnica consiste na inserção de um hidrogel entre a próstata e o reto, por meio de uma pequena agulha introduzida pela pele e guiada por ultrassonografia.
"O objetivo é afastar os dois órgãos para proteger o reto das radiações da radioterapia. O gel permanece por seis meses e depois é totalmente absorvido pelo organismo. Durante o tratamento, o radioterapeuta conseguirá aplicar a radiação com margem de segurança, tratando o câncer com mais tranquilidade e sem o risco de expor os órgãos a doses excessivas de radiação", afirma.
O médico radio-oncologista e responsável técnico pela radioterapia do Hospital Orizonti, Thiago Arruda, comenta quais são os principais efeitos colaterais que o SpaceOAR ajuda a diminuir. "Queremos manter a boa qualidade de vida dos pacientes e, com a nova técnica, reduzimos os sintomas intestinais, como aumento da frequência evacuatória, diarreia, cólica, além do risco de sangramento crônico, que pode ocorrer por anos após a radioterapia."
A doença
O câncer de próstata é o mais comum entre os homens, depois do câncer de pele. Em muitos casos, a doença é silenciosa, o que evidencia a importância do diagnóstico precoce por meio de exames preventivos. Quanto mais cedo a doença for descoberta, maior é a chance de cura.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que, entre 2023 e 2025, a estimativa é de mais de 70 mil novos casos por ano no Brasil. A projeção é de que Minas Gerais seja um dos estados com mais diagnósticos: 7.790 casos, sendo 770 em Belo Horizonte.