Confira as denúncias recebidas pelo Panelaço, na edição do Super Notícia (13/12). 

Moradores do Jardim Vitória, em BH, solicitam quebra-molas

Arquivo Pessoal

Meu nome é Simão Lemos Vale, tenho 32 anos e sou técnico em segurança do trabalho. Eu gostaria de fazer uma denúncia sobre um acidente registrado no último dia 4, na rua dos Borges, 990, altura do residencial Esmeralda, no bairro Jardim Vitória, na região Nordeste de BH. A ocorrência, na qual um motociclista quase morreu, poderia ter sido evitada se a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) tivesse atendido os moradores do residencial, que tinham feito inúmeras solicitações para implantação de quebra-molas no local. Há mais de um ano, estamos abrindo chamado para pedir o quebra-molas, mas os chamados são negados. Só eu já abri quatro, e todos foram negados. 

Resposta:

Em nota, a PBH esclarece que, na região da rua dos Borges, 990, há sinalização para travessia de pedestres e faixa de pedestre, além de um redutor de velocidade (quebra-molas) alguns metros à frente. Equipes da BHTrans realizarão vistoria no local para avaliar a viabilidade de implantar outro redutor de velocidade antes da faixa de pedestre, com o objetivo de aumentar a segurança na área, diz o texto. A população pode solicitar redutores de velocidade por meio do Portal de Serviços da PBH, conclui a nota. 

No bairro Sion, em BH, síndico derruba árvore sem autorização da prefeitura

Arquivo Pessoal

 

Moradores de um condomínio localizado na rua Patagônia, 116, no bairro Sion, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, denunciaram ao Panelaço que o síndico realizou, sem autorização da PBH, o corte de uma árvore em frente ao prédio. Indignados com a atitude, os condôminos fizeram uma reclamação formal à prefeitura, pelo telefone 155, e não tinham recebido retorno até o fechamento desta edição. “Ele (o síndico) não comunicou a ninguém. Pelo que fiquei sabendo, o possível motivo é que a árvore estava crescendo e trincando a calçada do prédio, mas ele não tem nenhum documento emitido pela prefeitura autorizando a retirada da árvore”, disse um dos moradores, que preferiu ter a identidade preservada.

Resposta

Ao Panelaço, o síndico afirmou, sem apresentar qualquer comprovante à reportagem, que houve autorização da PBH para a retirada da árvore. Ele também disse que a denúncia está incorreta, pois não havia uma árvore na calçada, e sim uma planta em um vaso.

Procurada, a prefeitura informou não ter localizado qualquer pedido de autorização para supressão de árvore no endereço citado pelo leitor nos canais de comunicação do órgão: telefone 156, Portal de Serviços e APP PBH. Ainda segundo a PBH, uma equipe de fiscalização de controle urbanístico e ambiental realizará vistoria no local, em data não informada pelo órgão. Se for constatada irregularidade, a fiscalização abrirá sindicância para a identificação do infrator, que poderá ser multado em até R$ 1.360,11. A legislação prevê que cabem ao Executivo municipal o plantio, o transplante e a supressão de árvores em logradouros públicos. Somente mediante autorização da PBH as ações podem ser realizadas por terceiro.

Placa da Copasa indica obra inexistente e atrapalha trânsito

Arquivo Pessoal

Uma moradora do bairro Caiçara, na região Noroeste de Belo Horizonte, denuncia que, há cerca de duas semanas, uma placa da Copasa foi colocada na rua Vila Rica, na altura do número 1.939, onde há um buraco no asfalto, para indicar a realização de uma obra, mas nenhuma intervenção foi iniciada no local desde então. A denunciante pede que a companhia esclareça quando a obra vai de fato ser realizada. O buraco e a placa estão atrapalhando a circulação de veículos e pessoas no local, em um trecho que já tinha a visibilidade ruim, o que causa ainda mais riscos à comunidade.

Resposta:

Em nota, a Copasa informou que foi programada para o dia 11 uma manutenção na ligação de esgoto da rua Vila Rica, altura do número 1.939, no bairro Caiçara. A previsão de término da obra é no mesmo dia, segundo o texto. A moradora que denunciou o caso ao Panelaço confirmou que a placa realmente foi retirada e que o buraco foi tampado. 

Como denunciar para o Panelaço? 

  • Foi mal atendido em algum lugar?
  • Sua rua está um caco, precisando de reformas?
  • O transporte está ruim e os ônibus atrasam sempre?
  • Seu bairro está esquecido pela autoridades?

Panelaço do Super Notícia: faça aqui sua reclamação.Envie sua denúncia com foto para o número de WhatsApp (31) 98475-5294. A reportagem vai cobrar uma resposta dos responsáveis para te ajudar. Proteste, participe!