Quem trafega pela avenida João César de Oliveira, em Contagem, deve redobrar a atenção, pois, a partir da próxima quarta-feira (4 de dezembro), a via passará por alterações e desvios devido às obras de implantação do terminal de passageiros da região Sede. O terminal integra o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) e conecta os corredores de transporte Norte-Sul (que liga Nova Contagem à Cidade Industrial) e Leste-Oeste (que liga Petrolândia à Ressaca).
De acordo com a Prefeitura de Contagem, inicialmente, não haverá intervenções na faixa de rolamento no sentido Sede. Assim, o fluxo de veículos permanecerá normal nesse trecho. No entanto, motoristas que vierem da rua Pará de Minas não poderão mais atravessar a avenida devido às obras do terminal. "A pista no sentido Eldorado terá um novo traçado, direcionando o fluxo para a pista marginal", informou a prefeitura.
Sinalizações serão instaladas para orientar os motoristas sobre as rotas alternativas. A interrupção do trecho é essencial para a execução das obras.
"A Prefeitura reforça a importância da atenção dos condutores e orienta que, em caso de dúvidas, procurem um agente de trânsito", destaca o comunicado do Executivo municipal. Um redutor físico de velocidade será instalado próximo ao 18º Batalhão da Polícia Militar para garantir a segurança no entorno.
Confira as principais mudanças:
- Alteração do ponto de ônibus no sentido Eldorado: o ponto atual será realocado 40 metros à frente. Os usuários do transporte público serão informados sobre a mudança por meio do aplicativo Sigabus, e cavaletes serão posicionados no local para reforçar a orientação.
- Realocação do semáforo de travessia de pedestres.
- Fechamento da abertura no canteiro central: o acesso vindo do bairro Funcionários será bloqueado. Para acessar a região do Eldorado e a Via Expressa, será necessário utilizar o retorno na Praça dos Pinheiros, Receita Municipal ou Magneti Marelli. Veículos provenientes da Rua Pará de Minas não poderão mais atravessar a Avenida João César de Oliveira.
- Novo traçado da pista no sentido Eldorado: o fluxo será desviado para a pista marginal.
- Instalação de redutor físico de velocidade: será implantado antes do acesso à pista marginal no sentido Eldorado para aumentar a segurança durante as obras.
Os motoristas devem seguir as orientações e respeitar a sinalização no local para garantir um trânsito mais seguro e eficiente durante o período de intervenções.