Um ônibus coletivo da linha 2036 (antiga 9214), que faz o percurso entre os bairros Caetano Furquim (Leste de BH) e Alto Havaí (Oeste de BH), perdeu o freio e atingiu o muro de uma casa na rua Jota Júnior, no Alto Havaí, na noite desta segunda-feira (4/8). Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o veículo perde o freio, desce de ré e atinge o muro. Confira:
Um ônibus coletivo da linha 2036 (antiga 9214), que faz o percurso entre os bairros Caetano Furquim (Leste) e Alto Havaí (Oeste), perdeu o freio e atingiu o muro de uma casa na rua Jota Júnior, no bairro Salgado Filho, na região Oeste de Belo Horizonte, na noite desta… pic.twitter.com/mAal1ShPQJ
— O Tempo (@otempo) August 5, 2025
Por meio de nota, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) lamentou o acidente e apontou que não houve vítimas. O Executivo municipal reforçou que irá investigar as causas e que irá cobrar providências da empresa responsável pelo coletivo. Confira o posicionamento da PBH na íntegra:
"A Prefeitura de Belo Horizonte lamenta o acidente ocorrido nesta segunda-feira na Rua Jota Júnior, no Bairro Alto Havaí. Agentes da Superintendência de Mobilidade de Belo Horizonte (Sumob) e da BHTRANS atuaram na ocorrência.
Não houve vítimas e as causas do acidente serão apuradas pelos órgãos de segurança.
Cabe ressaltar que o veículo tem Autorização de Tráfego válida até fevereiro de 2026. Em função do acidente, o documento foi recolhido.
A PBH reforça que vai acompanhar as apurações e cobrar providências por parte da empresa responsável pelo veículo."
SetraBH também lamentou o acidente
Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) também lamentou o acidente. O SetraBH reiterou que a empresa responsável pelo veículo agiu prontamente após a ocorrência e recolheu o veículo para a garagem, onde passará por uma vistoria técnica completa para auxiliar a perícia.
"A operadora da linha 2036 esclarece que o veículo 20545 estava com a autorização de tráfego e todas as manutenções em dia, sendo a mais recente realizada no dia 1º de agosto. A empresa já enviou um profissional da construção civil para iniciar os reparos nas estruturas danificadas da casa, que já haviam sido vistoriadas pela Defesa Civil. A empresa está em contato com as autoridades para colaborar com as investigações do incidente e acompanhar a situação de todos os envolvidos", ressaltou o sindicato.
Em novembro de 2024, coletivo da linha 9214 atingiu muro de creche
No dia 1° de novembro de 2024, um veículo da extinta linha 9214, que foi substituída pela 2036, bateu no muro de uma creche na rua Oscar Coelho Santos, no Salgado Filho, que fica bem próximo ao Alto Havaí. Naquela ocasião, o veículo envolvido no acidente era novo, mas tinha pneus reformados. Um morador vizinho à creche disse que pessoas foram arremessadas com o impacto da batida.
Passageiros do ônibus foram atendidos deitados na calçada em frente ao muro atingido, e o coletivo ficou pendurado. Uma passageira relatou que o motorista, ao perceber que o veículo não tinha freio, pediu para os passageiros "segurarem".
Segundo o Corpo de Bombeiros, 40 pessoas estavam no interior do coletivo. A PBH informou que 11 pessoas ficaram feridas no acidente, mas nenhuma delas em estado grave. As vítimas foram encaminhadas para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Barreiro e Oeste, além dos hospitais Odilon Behrens e Lifecenter. Uma pessoa teve o braço fraturado, enquanto outras queixaram de dor na lombar e na cervical.