CELEBRAÇÃO

Hospital construído com dinheiro da tragédia de Brumadinho completa dois anos em Igarapé

Unidade atende 83 cidades do Médio Paraopeba e outras regiões

Por Bruno Daniel
Publicado em 17 de maio de 2024 | 20:13
 
 
 

Erguido e nomeado em memória às 272 vítimas da tragédia de Brumadinho, em 2019, o Hospital Icismep 272 Vidas completa dois anos de fundação. A unidade custou R$ 23 milhões, dos quais uma parte foi obtida da multa paga pela Vale, além de recursos do Ministério da Saúde e dos 83 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraopeba (Icismep).

O hospital é eletivo e funciona de segunda a sexta-feira, 24h por dia. Além de consultas e exames, a unidade também realiza cirurgias de baixa e média complexidade em diversas especialidades, como oftalmologia, angiologia, otorrinolaringologia, neurologia, cardiologia, fonoaudiologia, proctologia e cirurgia geral. 

Conforme o presidente do Icismep e prefeito de São Joaquim de Bicas, Guto Resende (PSD), o hospital beneficia cerca de 3,5 milhões de pessoas. O primeiro dos dois andares do hospital conta com 22 consultórios ambulatoriais, para consultas e exames. No segundo piso fica o bloco cirúrgico, com quatro salas de cirurgia e 16 leitos de enfermaria. O local conta ainda com setores administrativos, área de rouparia, refeitório, manutenção de equipamentos, centro logístico e farmácia. 

E já há planos para expandir e melhorar a unidade, criando nela uma CTI. O Icismep já conversa com a Secretaria de Estado de Saúde para tirar o projeto do papel. "O Icismep se propôs para toda essa região a ampliar os leitos e blocos cirúrgicos. A gente já está em tratativas finais para fazer essa obra e equipar", diz o secretário de estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Bacheretti. A data para o projeto sair do papel e os recursos a serem investidos não forsm informados.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!