Há exatos dois anos, em 19 de maio de 2022, Belo Horizonte registrava um dos dias mais frios da história. Com 4,4ºC, a capital viveu o dia mais frio em 43 anos e a segunda menor temperatura desde o início da série histórica. Hoje, Belo Horizonte está em onda de calor segundo alerta da Defesa Civil, registrando temperaturas acima de 30ºC. 

A explicação para as temperaturas opostas nos dois anos está nos fenômenos climáticos. Anete Fernandes, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica a diferença. “Em 2022, quando teve esse episódio, estávamos sob efeito da La Niña, que favorece massa de ar frio. Agora estamos no El Niño, que favorece a formação de bloqueios e dificulta o avanço de massa de ar frio. Estamos na variabilidade climática, São fenômenos de grande escala opostos”, disse.

Essa massa de ar quente e seco pode estar chegando ao fim em Belo Horizonte. Ou, ao menos, dando um respiro. Conforme a previsão do Inmet, a temperatura deve começar a cair na capital mineira nos próximos dias. Na quarta-feira (22 de maio) e na quinta-feira (23 de maio), a previsão inicial é de que os termômetros variem entre 15ºC e 26ºC na cidade. A umidade do ar também deve ter uma leve melhora, passando de 30% para 40%.