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Usuária da Grande BH denuncia suposto golpe na Uber: “Gastaram R$ 2 mil em meu nome”

Criminosos teriam feito várias corridas no nome dela e dado altas gorjetas aos motoristas

Por Juliana Siqueira
Publicado em 22 de maio de 2024 | 16:23 - Atualizado em 22 de maio de 2024 | 18:16
 
 
 

Uma usuária da Uber denunciou à Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) um suposto golpe que ela teria sofrido na última segunda-feira (20 de maio). Conforme o relato dela aos militares, o prejuízo foi de R$ 2 mil. De acordo com a mulher, criminosos invadiram a conta dela durante a madrugada e aproveitaram para alterar o e-mail e a senha da vítima. Depois, começaram a realizar corridas no nome dela. Quatro motoristas fizeram todo o trabalho e receberam gorjetas generosas. Ao todo, foram registradas 25 transações. Em nota, a Uber afirmou que está investigando o caso. (Leia nota completa abaixo)

“Quando tentei entrar no aplicativo, não consegui. Verifiquei meu e-mail, e havia um comunicado da Uber dizendo que o meu e-mail de cadastro havia sido alterado por algum dispositivo localizado em Contagem. Entendi que tinham invadido a minha conta. Liguei para o banco, pedi para cancelarem o cartão e contestei todas as compras”, conta ela.

Conforme a usuária relata, todas as corridas saíram de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Além disso, todas foram longas e, no final, os motoristas receberam gorjetas altas. “Todos os perfis têm avaliação de cinco estrelas, o que indica que podem ser novos na plataforma. No entanto, não é mais possível acessá-los”, relata.

Leia nota da Uber

A Uber não tolera qualquer tipo de fraude ou prática abusiva e está investigando o caso relatado.

Vale ressaltar que os esquemas de fraude estão em constante evolução e é por isso que a Uber está comprometida em atualizar e fortalecer os seus processos internos para proteger a plataforma e os seus usuários. Nossas equipes de detecção de fraudes usam análises manuais e sistemas automatizados de aprendizado que analisam mais de 600 tipos de sinais diferentes à procura de comportamentos fraudulentos. Estamos permanentemente implementando novos processos e tecnologias para evitar fraudes e aprimoramos o treinamento dos nossos agentes, enquanto seguimos trabalhando para ficar à frente dos golpes mais recentes. 

Caso a pessoa acredite ter sido vítima de crime cometido pela outra parte, a empresa encoraja que sejam acionadas as autoridades competentes. A Uber conta com uma equipe formada por ex-policiais e um time de resposta a autoridades prontos a colaborar com as investigações, na forma da lei.

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