Ajuda humanitária e técnica

Bombeiros de MG vão para o Rio Grande do Sul ajudar atingidos das chuvas

Ao todo, 28 bombeiros militares serão transportados por viaturas terrestres e aeronaves

Por Vitor Fórneas
Publicado em 02 de maio de 2024 | 14:44
 
 
 
normal

Equipes de ajuda técnica e humanitária serão enviadas, nesta quinta-feira (2 de maio), para o Rio Grande do Sul para prestar apoio às cidades atingidas pelas chuvas. Ao todo, 28 bombeiros militares serão transportados por viaturas terrestres e aeronaves. A previsão é de que eles permaneçam por lá durante uma semana. O temporal já provocou a morte de, ao menos, 24 pessoas, sendo que 21 estão desaparecidas. 

O primeiro grupo de militares vai decolar às 15h30 do aeroporto da Pampulha. O avião Cesna Caravan, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), conta com estrutura para o transporte de eventuais vítimas. “A previsão de chegada ao Rio Grande do Sul é no final da tarde desta quinta-feira”, informou o Governo de Minas.

Mais bombeiros e outros equipamentos especializados para salvamento vão decolar no helicóptero do modelo Eurocopter AS350 Ecureuil, conhecido como Esquilo, nesta sexta-feira (3 de maio). A segunda aeronave vai partir de Uberaba, no Triângulo Mineiro. 

“O restante da equipe, em deslocamento por terra, parte da Academia de Bombeiros Militar, em Belo Horizonte, às 14h30 desta quinta-feira, e deve chegar ao destino final na noite da sexta”, acrescentou o governo.  

Os bombeiros que vão prestar auxílio no Rio Grande do Sul são especializados em busca e salvamento em enchentes. Nessa quarta-feira (1º de maio), dois profissionais da Defesa Civil de Minas Gerais se deslocaram ao Estado para iniciar os primeiros trabalhos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!