O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD) anunciou, nesta segunda-feira (10 de junho), aumento de 25% no repasse de verbas para as creches parcerias da prefeitura. Ao todo, serão investidos R$ 403 milhões anuais.
O Executivo municipal atualizou os valores das despesas essenciais, além de complementar o reajuste salarial dos profissionais referentes a este ano e ao ano passado, o que elevou o repasse. Atualmente, 344 creches parceiras atendem 30 mil crianças na capital. Já a rede própria atende mais de 51 mil alunos entre 0 e 5 anos.
O prefeito ainda anunciou que nos próximos dias terá início um estudo da capacidade de atendimento das creches. A expectativa é de ampliação de mil vagas em tempo integral, para matrícula a partir do segundo semestre deste ano.
“Esse é um programa que vinha com certa dificuldade, e estamos ajustando todos os convênios que estavam defasados. E agora nós estamos com as creches quase todas regularizadas, algumas faltam documentos que saem rápido”, diz ele.
Conforme o prefeito, está garantido o pagamento em dia, e o convênio com prazos adequados. “Todo o trabalho que está sendo feito é no sentido de dar tranquilidade para as creches poderem trabalhar, diz ele.
Segundo o secretário municipal de educação Bruno Barral, esse é um momento de comemoração para todas as creches e para a prefeitura e que “coloca um ponto final nesse primeiro momento de negociações com o movimento das creches de forma geral”.
“As creches são extremamente importantes para a busca da universalização do acesso à educação infantil de Belo Horizonte”, diz ele.
De acordo com o secretário, os recursos poderão ser usados para novos investimentos, adequações e ampliações de atividades, além do pagamento de professores. Ele afirma que nada foi feito de forma indiscriminada. “Existe toda uma organização. Tem todo um racional”, conclui.