Dois policiais penais foram socorridos na noite dessa segunda-feira (10 de junho) após uma detenta atear fogo em um colchão no Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, localizado no bairro Horto, região Leste de Belo Horizonte. A mulher também foi socorrida. 

O incêndio foi controlado por policiais penais, mas o Corpo de Bombeiros também foi acionado e atendeu a ocorrência juntamente com o Samu e a Polícia Penal. Conforme a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a mulher, que não teve a idade divulgada, ateou fogo em uma área externa à cela de triagem em que estava sozinha. Não houve danos significativos à estrutura. 

Segundo a pasta de segurança, dois policiais penais que entraram na cela para retirar a custodiada foram encaminhados para uma unidade de saúde devido à inalação de fumaça. A detenta deu entrada no Complexo Penitenciário Feminino na última sexta-feira (7 de junho) depois de ser transferida de uma Apac por apresentar comportamento inadequado. Ela também foi encaminhada a uma unidade de pronto-atendimento por conta do incêndio, mas não apresentou nenhum ferimento. 

A direção geral do Complexo Penitenciário Feminino informou que vai avaliar os danos À unidade. O Depen-MG acompanha o quadro de saúde dos dois policiais penais. A presa, por sua vez, passará pela Conselho Disciplinar e responderá administrativa e criminalmente pela ocorrência.