As obras que ocorrem no encontro das avenidas Cristiano Machado e Waldomiro Lobo, na região Norte de Belo Horizonte, vão atrasar. No Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (31 de julho), a Prefeitura de Belo Horizonte prorrogou a vigência do contrato das obras de 17 de janeiro de 2025 para 17 de janeiro de 2026. A execução do contrato também foi adiada. Inicialmente, o fim estava previsto para 27 de agosto deste ano. O novo prazo vai até 27 de agosto de 2025, podendo ter um novo aditivo.
O trecho está em obras desde setembro do ano passado. No dia 11 de julho, o prefeito Fuad Noman (PSD) visitou as obras e prometeu entregar o viaduto que liga as duas avenidas no segundo semestre do ano que vem. O aditivo de prazo foi assinado pela prefeitura no último dia 26 e publicado apenas nesta quarta-feira no DOM.
Segundo o documento, o aditivo se justifica devido às desapropriações que interferiram diretamente na execução da obra no que tange aos desvios necessários para implantação das contenções e viadutos. “Ou seja, foi preciso aguardar certas desapropriações acontecerem para executar a demolição dos imóveis e, somente após isso, executar os desvios de trânsito para viabilizar o início dos serviços constantes no caminho crítico do cronograma da execução da obra”, aponta o texto.
Durante entrevista no último dia 11, o prefeito Fuad Noman disse que a obra exigiu a desapropriação de aproximadamente 15 imóveis. À época, o chefe do Executivo afirmou que as negociações com os proprietários dos imóveis estavam em andamento. "Já estamos conversando com as pessoas, até porque precisa abrir o processo para promover a indenização. Isso está andando bem. E são poucas apropriações para o benefício que vai trazer", defendeu.
Além do viaduto, o projeto para o local também prevê a implantação de uma área de recreação e lazer, com uma pista de corrida e uma quadra. Conforme Fuad, o objetivo é atrair as pessoas para ocupar o espaço. "Uma parte de paisagismo vai acontecer aqui. Uma ciclovia vai acontecer aqui. Tudo isso para que essa não seja uma área árida. Que seja uma área mais de utilização pública, com quadras, campos de futebol. Nós queremos que a população use essa área de uma forma mais adequada", detalha.
O encontro das avenidas Waldomiro Lobo e Cristiano Machado é apenas um dos pontos da Linha Verde que vai ter intervenções para melhorar o trânsito no corredor. A Prefeitura de BH também prevê obras perto da Catedral Cristo Rei, no encontro da avenida Cristiano Machado com a MG-10, e também no cruzamento com a avenida Sebastião de Brito, no bairro Primeiro de Maio.
Fuad Noman detalhou as intervenções que serão feitas perto do Shopping Estação BH. "Nós vamos fazer duas trincheiras, dois túneis, para quem vai para o aeroporto e quem vem do Aeroporto passar direto, sem precisar parar ali, sem semáforo, sem nada. E em cima, a gente vai fazer um boulevard, para que as pessoas possam transitar entre o shopping e a catedral fora desse trânsito lá embaixo" revela.
O projeto, conforme Fuad, ainda precisa ser concluído, mas já tem um modelo pronto. Ainda de acordo com o prefeito, as três obras juntas pode diminuir em até 20 minutos o tempo de viagem entre o Centro de BH e o Aeroporto Internacional de Confins.